Cinco pontos de alerta em relação à vida financeira

Não deixe para depois, a mudança está nas suas mãos!!

                Hoje vou direto ao ponto, pois quando a situação está desse jeito para alguém, é porque chegou no limite. Isso mesmo, trarei na sequência cinco pontos que evidenciam que você já passou da linha amarela e não tem o controle das finanças, por isso seja crítico, reflita e, se for o caso, corra atrás, é mais que hora de mudar, fazer acontecer!

Ponto 1: Se você gasta mais do que ganha, está trilhando o caminho mais curto para o abismo financeiro, e se isso acontece de forma recorrente e faz tempo, a mudança é pra ontem. E depende de quem? Isso mesmo: você. Portanto, procure mudar alguns hábitos e mapear, entender melhor suas despesas para que possa efetivamente reduzir e até mesmo cortar algumas delas.

Ponto 2: Depende fortemente do cheque especial e / ou cartão de crédito para viver! Se a dependência é grande, abra os olhos, a luz de alerta está piscando. Usar o cartão de forma responsável e controlada ok, mas depender dele e se enrolar evidencia que o consumo deve estar indo além de suas possibilidades, por isso vale o cuidado e desde já o uso mais consciente. O cheque especial, então, nem se fala, dinheiro que tá ali à disposição e que tem os juros altos, ideal é não usar, e se precisar que seja pouco e rápido.

Ponto 3: Você vive num padrão de vida acima do que realmente pode. Isso merece muita atenção, pois quem vive assim está além do que é possível, vive muitas vezes no mundo da fantasia, e não é fácil voltar à realidade, por isso, cautela ao sair subindo os degraus. E agora que precisa descer, faça isso de forma inteligente e consistente, de forma que depois não suba rapidamente. Em resumo, viva de acordo com a sua realidade, e dificilmente você precisará se justificar e reorganizar tudo.

Ponto 4: Não tem um conhecimento mais detalhado dos seus gastos. Sim, isso bate forte porque se você não entende, se não conhece bem os seus gastos, como poderá fazer uma análise a fim de mudar as coisas? Logo, é importante perceber que, sim, ter clareza de suas despesas ajuda e muito na tomada de decisão.

Ponto 5: Tem o hábito de parcelar! Ao longo da minha jornada como personal financeiro, percebi que entre as pessoas que estão endividadas ou enroladas, cerca de 8 a cada 10 tem um ou mais cartões de crédito que não é bem utilizado. Aqui, destaco o excesso de compras parceladas, que torna os meses a seguir mais pesados e não facilita o fluxo financeiro.

E para finalizar, digo mais, não é necessário se encontrar nos cinco pontos para perceber que as coisas precisam mudar, se você se identificou com pelo menos três deles, as evidências são suficientes para que você tome uma grande atitude.

Abraço e até a próxima!