O que fazer para sair da situação de endividamento?

Vivemos num país onde a situação realmente é bastante crítica. A estatística é alarmante, mas real: 55% dos brasileiros gastam mais do que ganham. O resultado disso é a crescente no número de pessoas endividadas. Outra triste estatística é que, no Brasil, são mais de 60 milhões de inadimplentes. Ou seja, pessoas que têm o boleto em casa que venceu e não foi pago. Seguem para aquela máxima de que “devo não nego, pago quando puder”.

Só você é capaz de virar esse jogo e de correr atrás de algumas atitudes para mudar de vida e sair dessa situação enrolada. Reuni aqui, alguns pontos fundamentais para que fiques atento. Lembre sempre: só depende de você, das suas atitudes para sair dessa situação!

O ponto básico é parar de cavar o buraco. Comumente as pessoas que se encontram em situação de endividamento, ficam mês a mês cavando ainda mais o buraco. O ideal é fechar o mês empatado ou no positivo para que comece a formar reserva e ter condição de negociar com os credores. Para isso, um segundo ponto é importante: reorganize o seu orçamento. É essencial entender as suas despesas fixas e variáveis, fazer alguns cortes de gastos extras. Muitos brasileiros chegam nessa situação de endividamento devido ao uso do cartão de crédito e das frequentes compras parceladas. Avalie se ele é um amigo ou vilão na sua vida financeira.

O próximo passo é você mudar a sua mentalidade, seja positivo! Acredite e faça por onde a situação mudar. É indispensável que você deixe de lado o pensamento negativo e veja a vida de uma boa forma. Assim, você preserva o que tem, como por explano o seu emprego. Não chegue no trabalho para baixo, de mau humor. Isso vai baixar a sua produtividade e pode desencadear num cenário ainda pior.

Outra coisa que pode te ajudar é você ver se tem alguma coisa em casa que possa se desfazer, que não esteja usando no dia a dia. Às vezes, até mesmo um carro, numa situação extrema, pode ser uma alternativa de reverter o bem em alguns meses de sustento e tranquilidade. Tente fazer uma renda extra, pense em alguma habilidade.

Por fim, tenha clareza das suas dívidas. Muita gente imagina um valor e quando vai para a ponta do lápis, vê que a realidade é diferente. Alguns casos, para pior é outros para uma situação até melhor do que se imaginava estar.

Na hora de começar a quitar as suas dívidas, elenque uma ordem e priorize aquelas que têm juros mais altos ou que te deixam constrangidos, como pode ser o caso de empréstimos com algum amigo ou familiar.