Como administrar minhas finanças pessoais com pouco tempo livre?

Como administrar minhas finanças pessoais com pouco tempo livre?

Trabalho, filhos, estudos, casa, trânsito, contas, saúde… sua vida é corrida demais e falta tempo para administrar o seu dinheiro e, não se dedicando a isso, sua vida financeira está complicada?

Provavelmente você já leu ou escutou por aí que só precisa de um pouco de organização para colocar tudo nos eixos. E é verdade! Mas não precisa fazer disso um bicho de sete cabeças, a chave está em incorporar algumas ideias simples no seu dia a dia até que elas virem um hábito. Em pouco tempo, você vai começar a notar grandes diferenças.
Vou te passar algumas ideias que levo para a minha rotina e que me ajudam muito a lidar corretamente com o meu dinheiro:

Evite andar com muito dinheiro no bolso

Andar com o dinheiro em espécie é uma grande tentação, pois isso facilita o impulso de gastar, incluindo comprar coisas que não são necessárias. Portanto, o ideal é andar apenas com o dinheiro suficiente para suas despesas básicas do dia a dia: refeições, transporte e eventuais emergências. Essa é uma boa estratégia para evitar gastos desnecessários e administrar seu dinheiro com sabedoria.

Estabeleça um teto para gastos variáveis 

A cervejinha com os amigos, o almoço de domingo com a família em um restaurante mais caro, são aqueles gastos que geralmente você não estabelece um limite. O grande problema desse tipo de despesa é que nunca se sabe o seu valor exato no fim do mês e há casos em que elas ultrapassam o seu limite financeiro, porque não há controle ou ideia do quanto é um valor ideal para não comprometer o seu orçamento. Por isso, transforme esses gastos variáveis em algo fixo e faça o controle dessa despesa. Você pode definir que vai gastar no máximo R$160 por mês com as idas a bares e restaurantes, por exemplo. Monitore o andamento dessas despesas e abra mão de convites quando esse tipo de gasto atingir o valor que foi estabelecido.

Reduza contas e cartões

Concentre seus pagamentos em um mesmo banco e no mesmo cartão de crédito. Quanto mais bandeiras diferentes, pior fica para administrar tudo.
Nada de se cadastrar em lojas e fazer cartões por impulso! Mesmo que o desconto oferecido seja tentador, o barato sai caro quando você acaba comprando apenas para utilizar o serviço e não porque realmente estava precisando dos produtos.

Aprenda sobre investimentos

É extremamente importante ter uma orientação básica que permita administrar bem seus investimentos. Busque informações na internet, fazendo cursos gratuitos e pagos. É possível dedicar-se a um bom curso que explique sobre finanças, como funcionam os bancos, investimentos, fundo de reserva, hábitos e ferramentas para organização financeira e os métodos para usar essas informações.
Posso te garantir que administrar o seu dinheiro melhor não precisa tomar muito do seu tempo. Basta ter alguns pensamentos básicos sempre em mente.
Através de muito estudo e dedicação à educação financeira, descobri e implantei na minha vida diversos meios de cuidar bem das minhas finanças. E pela necessidade que tenho observado de muitas pessoas, diante de crises e a ausência de uma cultura que nos ensine sobre isso, estou decidido a compartilhar meus estudos e observações em meu novo curso on-line Meu Crescimento Financeiro. O curso será lançado muito em breve, com um conteúdo passado de forma leve e descontraída, fique de olho nas novidades!