Cuidado com as contas do fim de ano

O fim do ano chegou e traz com ele algumas despesas que devemos ter bastante cuidado. O ideal é terminarmos 2019 da melhor forma possível para começar o ano seguinte de maneira menos pesada, mais tranquila.

Um dos pontos cruciais, e que devemos estar atentos, é o cartão de crédito. Esse é um dos grandes vilões no orçamento de muitas pessoas e faz com que comecem o ano já com o orçamento bem engessado. Não só com as compras do rotativo, mas também as parceladas. E essas podem pesar logo em janeiro, mês que costuma vir com outras despesas que deixam o orçamento mais robusto.

E, falando em cartão de crédito, lembre-se: pague sempre o valor total da fatura! Descarte a possibilidade de pagar o mínimo ou parcial porque os juros do cartão de crédito estão entre os mais altos do mercado. Se você não está com o valor para efetuar esse pagamento, avalie pegar um empréstimo pessoal ou consignado, que têm juros mais baixos. Dessa maneira, a dívida vai lhe custar menos. Antes de tudo, é usar o cartão de crédito de forma inteligente, de maneira que você saiba que não vai sobrecarregar o seu mês.

Se você gastar demais, é bem possível que você tenha um amigo que está ali, à disposição na hora que você precisar. Esse “grande amigo” se chama Cheque Especial. É um dinheiro fácil, de simples acesso, mas custa muito caro. É um irmão do cartão de crédito. Para não se enrolar, é necessário que você tenha em mente que esse valor do cheque especial é para uso rápido. Você vai precisar, vai utilizar e repor rapidamente. Agora, se passa de um mês, dois ou três, não tem nada de especial, se trata de um empréstimo. Use o cheque especial de forma inteligente para não se enrolar. Não faça dele uma lama que você enfia o pé.

No fim do ano, é a época em que a maioria ganha 13º salário, eventuais bônus e gratificações de empresas e as pessoas estão mais propensas ao consumo devido a todo o clima que é criado nessa época do ano. É o período que as lojas lançam novidades, novas coleções e os gênios do marketing traduzem tudo isso de forma espetacular e somos facilmente fisgados pelas propagandas. Então, tenha freio e reflita. Toda essa cautela é essencial para começar o ano de forma tranquila.

Se antecipe, faça uma projeção das suas despesas de fim de ano e do começo do ano seguinte. Visualize bem, seja IPTU, IPVA, matrícula escolar, material escolar, viagem de férias ou até mesmo algum passeio no mês de janeiro. O ideal é se planejar e não colocar o “carro na frente dos bois”. Só consuma aquilo que realmente precisa e está dentro do seu orçamento!