O que NÃO fazer para ter uma vida financeira mais tranquila

Hoje, trago para vocês cinco atitudes que te desviam da prosperidade financeira. É preciso estar atendo para afasta-las da sua vida.

A primeira é compras por impulso. Acontece de você entrar numa loja de roupas, por exemplo, olhar algumas peças, experimentar outras e, por impulso, levar algumas que não precisa. Por impulso também, você compra ao se deparar com aquele corredor cheio de produtos, que tem em supermercados ou lojas âncora, na fila do caixa. 

Outro ponto que leva muita gente a se perder na vida financeira é o parcelamento excessivo. Muitas, já tem o hábito de comprar tudo parcelado. Passou o cartão, a pessoa do caixa pergunta se quer parcelar sem juros, e a resposta já sai no automático para que divida no máximo possível. Juntando uma pequena parcela daqui e outra dali, compromete muito o que você vai receber adiante. Só parcele compras estratégicas, como um eletrodoméstico, uma viagem ou algo do tipo.

A terceira atitude que trago é ter apenas uma fonte de renda. O ideal é buscar mais de uma, para não depender apenas do seu emprego. A pessoa que se rende a apenas uma fonte de ganho fica extremante limitada. Busque por algo que te dê prazer.

Fuja do status, esse também te afasta da prosperidade. Uma boa definição é “status é você comprar aquilo que você não quer, com o dinheiro que você não tem, para mostrar para gente que você não gosta, e muitas vezes nem conhece, uma pessoa que você não é”. 

Para finalizar, percebo que muita gente terceiriza a responsabilidade da vida financeira. Colocando a “culpa” no governo, na taxa de desemprego, no chefe, no salário baixo, na despesa alta.. traga a responsabilidade para você, bata no peito e assuma que ninguém é mais capaz de mudar a sua vida do que você mesmo.