Sorte e saúde financeira não andam juntas

Certamente, você já disse ou escutou alguém dizer que “a esperança é a última que morre”. Mas você também age dessa forma? É uma crença que nos leva a acreditar, e até mesmo esperar, que o impossível ou algo com possibilidade remota aconteça, por isso tantas pessoas jogam em loterias e outros jogos de azar.

Uma legião de pessoas, vem caindo em golpes e pirâmides financeiras, que normalmente trazem oportunidades de retorno fácil, rápido, acima da média racional e de forma que não requer muito trabalho. Isso evidencia a falta de educação financeira, de conhecimento em relação aos investimentos, o que é possível, viável, real ou não.

E muitos desses não se apegam a possibilidades bem mais realistas para o dia a dia porque maior parte destas oportunidades dão trabalho, exigem tempo, dedicação, sem garantia de que vai dar certo. Falo aqui de estudar horas e horas, durante meses ou anos para passar num concurso público, por exemplo. Ou quem sabe largar o emprego para empreender em algo que gosta e acredita, mas que, naturalmente, não dá garantias, certeza alguma de que o negócio vai fluir bem.

E isso é fundamental para quem quer fazer algo diferente, estar fora de sua zona de conforto, acreditar, tentar, mas não em vão, pensando, planejando, tendo, sim, pensamento positivo e muita atitude. Estar preparado para adversidades negativas também é importante, afinal tudo isso faz parte do processo e da luta, da busca por quem procura mudança de ares em relação ao que vive, não é mesmo?

E no momento tem algo que nem requer muita sorte, e boa parte dos brasileiros já consultou, outros tantos ainda não, por achar que não tem nada lá, mas não custa ver se você tem algum valor disponível. Me refiro ao “valores a receber” lançado este ano pelo Banco Central, e que você pode fazer uma consulta online em relação a valores esquecidos em contas bancárias, consórcios, entre outros meios, tanto para pessoa física como jurídica.

O “VALORES A RECEBER” é prático e para fazer a consulta é supersimples, não tem loteria nem sacrifício, mas pode ter algum valor que te ajude de alguma forma lá. Verdade que cerca de 42% dos casos tem até R$ 1 para receber, mas essa semana rodou o Brasil o caso de uma pessoa que tinha R$ 1,65 milhão.

Naturalmente, um caso perdido, mas ganhar na loteria também é raro e não depende lá do seu esforço, diferente de montar um negócio ou estudar para um concurso público. Ainda assim, segundo o Banco Central, menos de 10% do valor disponível foi resgatado até então, portanto não custa dar aquela olhadinha!

Segue o link para consulta:

https://valoresareceber.bcb.gov.br/

Por fim, apresento uma ferramenta super interessante que tem como objetivo te dar uma análise, um feedback bastante interessante de como está a sua saúde financeira. Foi lançado no último ano pela FEBRABAN (Federação Brasileira de Bancos), o ISFB (Índice de Saúde Financeira do Brasileiro), e tem como ideia central fazer um diagnóstico da saúde e bem-estar financeiros, apontando o que você precisa fazer para melhorá-los. Com as informações de idade e realidade vivida, o ISFB consegue fazer um paralelo em relação a pessoas de perfil similar.

Você pode acessá-lo pelo https://indice.febraban.org.br/

Na vida, não basta fazer a fezinha e pedir sorte, tampouco empreender e ter seu negócio ou passar num concurso e ter um emprego público garante nada. É preciso cuidar das finanças, se organizar da melhor forma dentro da sua realidade, gastando de forma consciente, se planejando, poupando mês a mês e, claro, investir o que poupa da melhor maneira, coerente ao seu perfil e aos seus planos.

Então, não perca tempo, caso ainda ainda não tenha acessado e visto se tem valores a receber, faça isso já e quem sabe não tem uma surpresa. Em seguida, veja como anda o seu Índice de Saúde Financeira, analise bem o retorno que vai ter lá, e mão na massa rumo aos seus próximos passos!

Abraço e até a próxima!