Tenha criatividade na hora de poupar

Para poupar, é preciso ser criativo. Costumo dizer que “quem poupa por poupar, gasta por gastar”. Por isso, é preciso ter metas, objetivos e principalmente criatividade para poupar pensando no hoje e no amanhã.

Pensei em duas formas criativas que podem te ajudar nessa busca de formar poupança. A primeira delas, usei para um casal que fez consultoria comigo há anos e até hoje dou essa dica. Eles tinham o desejo de comemorar 5 anos de casados fazendo uma viagem para Europa. Faltavam 3 anos para a data. Traçamos um plano com o objetivo, data e valor aproximado que precisariam. Fizemos a conta e vimos que precisariam poupar 50 euros por mês, que daria em torno de R$ 150 com a cotação da época. Viram que era possível e toparam o desafio. Muitas vezes, é importante materializar o sonho para que seja mais estimulante correr atrás dele. Por isso, sugeri que o casal compasse um pote transparente e acumulasse ali os euros. Eles iam ver o sonho crescendo, tomando forma.

Uso muito o lema de sonhar, planejar e realizar. É possível realizar todos os nossos sonhos, basta ter um planejamento para cada um deles. Nos exige dedicação e consistência, mas nos leva à satisfação de alcançar nossos objetivos. 

Outra boa forma de poupar é o “se pague primeiro”. Ou seja, antes de pagar qualquer uma das suas contas, destine um valor para você! Um amigo tinha o costume de passar um cheque para ele mesmo. Dizia que era boa a sensação de assinar aquele cheque, sensação de quem trabalhou o mês todo e está “se pagando”, não é apenas um “pagador de contas”.

Existem muitas outras formas criativas de poupar. Tenha consciência da importância dessa atitude, de tudo o que esse hábito pode te proporcionar ao longo da vida e dê o primeiro passo!