Apertem (mais) os cintos que a inflação segue disparando!

A ideia aqui é traduzir os impactos do que estamos vivendo e que é uma combinação meteórica para mais um disparate da ainda maior da inflação, que segue voando alto e vai além. Venha comigo refletir e entender melhor o contexto nas próximas linhas.

Nesta semana, foi anunciado o aumento da conta de energia no estado, entre 18,5% e 19,01% para residências e indústrias, respectivamente. Nas residências é aumento direto, na conta do cidadão, e nas indústrias, mais cedo mais tarde, termina tendo repasse disso para o cliente, o que também pesa no bolso do consumidor.

Este, por sua vez, já vem sofrendo há tempo com o aumento no supermercado, na prateleira, e se a carne estava cada vez mais pesada no orçamento, e muita gente balanceava a dieta com o frango na mesa também, mais uma vez, o impacto é grande. Nos EUA e na França, por exemplo, a gripe aviária vem causando grande impacto, e com isso, no Brasil, vem aumentando substancialmente a procura e a consequente exportação, ou seja, fatores que farão com que o frango aumente de preço, devido ao aumento da demanda do mercado externo e a correria da produção para atender esse novo cenário, com uma oferta ainda “limitada”.

E não só por isso, a guerra na Ucrânia faz com que o preço das rações disparem, e com as rações mais caras, bovinos, suínos e aves devem terminar sentindo isso, o que, novamente, é passado para o consumidor, e este sentirá novamente no bolso. Mas por que isso? Porque a Ucrânia é uma grande produtora mundial de milho e a Rússia um dos maiores produtores de trigo, ambos usados para ração animal. Ainda que o trigo não seja usado como ração no Brasil, quando o preço dele sobe, puxa para cima o preço de outros grãos.

Do combustível nem falo, além do impacto direto, ele também influencia na cadeia, e o impacto é forte. Indo mais para o outro lado do mundo, o lockdown e a onda de covid na China, fez com que o porto de Xangai, o maior do mundo, tenha o impedimento de cargas e descargas de navios, o que tem atrasado as movimentações e, com isso, gerado a falta em vários mercados. Isso pode se agravar ainda mais, e consequentemente, aumentar a inflação global.

Dias de cautela, olho no orçamento. E se você não tem um, corra para ter, pois isso te dará mais clareza e base para tomar decisões! Lá no meu Instagram @personalfinanceiro, você encontra o link para baixar uma planilha que vai te ajudar nisso.

Um ano de turbulência, saída da pandemia, guerra, eleições e tantos fatores que não nos deixam respirar tranquilos, mas vai passar, e é bem importante saber atravessar da melhor maneira possível essa fase.