Faça uso inteligente do seu cartão de crédito

Ele é polêmico: um amigo para algumas pessoas, vilão para muitas outras e o motivo de endividamento de muitos brasileiros. Estamos falando do cartão de crédito! E para você, ele é amigo ou vilão? Faço essa pergunta frequentemente no dia a dia e vejo uma diversidade de opiniões e formas de encarar o cartão.

Quando te perguntam: “quer pagar no crédito ou débito?” bate uma dúvida? Com base em que você toma essa decisão? O cartão de crédito pode trazer controle ou descontrole, pode ajudar a ter maior domínio das contas ou se perder completamente. Ou seja, tem o lado amigo e lado vilão. O cartão de crédito pode servir para aliviar o fluxo financeiro mensal ou para empurrar as contas para o mês seguinte. Nesse último caso, pode até parecer ser um amigo, mas será que é verdadeiro? Lembre-se que no mês seguinte vem o acúmulo e daí pode te obrigar a “jogar” pra frente de novo e isso se tornar o início da bola de neve.

Tem o caso de quem se vale do cartão para acumular milhas, mas não faz uma boa gestão e acaba ficando “milhonário” (com muitas milhas), mas sem o dinheiro para custear a hospedagem, passeios e outros custos de uma viagem. E aí, as milhas acabam por vencer e não faz sentido pagar anuidade por esse benefício. Para ter acesso apenas ao crédito, tem muitas alternativas de cartões sem anuidade. Costumo dizer que, para comprar passagens, é possível por milhas ou dinheiro. Logo, milhas é igual a dinheiro. Se você deixa as suas milhas vencer, está jogando dinheiro fora.

E quando chega a fatura, você honra com tranquilidade ou é aquela “guerra” e acaba não conseguindo pagar o valor total? Fuja de pagar o mínimo, o cartão de crédito tem um dos juros mais altos do mercado. É um crédito pré-aprovado, assim como o do cheque especial, e dinheiro que vem fácil, custa caro. Se chegar nessa situação, vale mais a pena tomar um empréstimo pessoal, pois os juros são bem melhores se comparados ao cartão.

Leia sobre algumas atitudes que podem te desviar da prosperidade financeira, entre elas o mau uso do cartão de crédito, clicando aqui!

Se usado de forma inteligente, o cartão traz segurança, pois é um “dinheiro de plástico”. Se você perde, basta bloquear e solicitar outro. Já o dinheiro em espécie, se perde, não é fácil reaver. Se você tem o hábito de checar as parciais da fatura, isso te ajuda a ter as rédeas mais curtas e a dosar e puxar o freio de mão, se for necessário. Mas, o mais comum, é as pessoas não fazerem esse acompanhamento e, quando chega a fatura, já leva uma grande parte do salário e sobra pouco para as outras despesas do mês.

Quem determina se o cartão de crédito vai ser um amigo ou vilão na sua vida é você! Portanto, faça escolhas inteligentes, use o cartão a seu favor. Não hesite, se a situação é extrema, pede medidas extremas. Se você está com a vida financeira enrolada, não desconsidere se desfazer do cartão por um tempo.