O que fazer para gastar menos?

Mais um mês se vai, outro mês vem, o ano é desafiador, eleições, guerra na Ucrânia, a pandemia ficando para trás, além dos desafios pessoais que cada um vive. Independente da fase da vida, diante de tudo isso, muita gente já parou e pensou: “não dá mais, preciso reduzir as despesas ou a situação vai piorar!” E, na verdade, isso de reduzir despesas é bem coerente, válido para quem quer mudar, respirar melhor financeiramente falando, independente do momento que cada um estiver vivendo, pois como diz uma frase que gosto: “despesa é como unha, tem que cortar sempre”. Isso mesmo, tem momentos que é bem necessário conter despesas e, além disso, evitar novos gastos, mesmo quem está num momento mais tranquilo, também precisa estar de olho. Dessa forma, o controle está mais firme nas mãos, e com isso se reduz também a chance de problemas financeiros no longo prazo.

Mas, como fazer isso em relação às despesas que você tem? É fundamental entender que a contenção de despesas não seria exatamente o corte delas, ou seja, simplesmente tirar aquela despesa da sua rotina, do seu orçamento. Não é exatamente isso. Antes, é necessário analisar as despesas que tem e agir sob aquelas que, de fato, são menos relevantes, necessárias ou até mesmo não são prioridade no momento.

Por isso, gosto de revisitar alguns temas, e vale reforçar, listar abaixo algumas atitudes que devem contribuir nesse sentido e que vejo muita gente generalizar. Estou falando a respeito de reduzir (termo mais abrangente e mais usado), substituir e cortar despesas, que apesar de parecidos, são diferentes.

  • Reduzir despesas não é tirar do orçamento, mas comprar em menor quantidade, procurar um lugar com preço mais barato, alternativas que possibilitem um acesso com um preço menor.
  • Substituir é trocar um serviço por outro similar que te traga uma redução de preço, como a internet de casa, por exemplo.
  • Cortar despesas, sim, é de fato a mais forte, é tirar em definitivo do seu orçamento, seja porque o preço já não cabe na dinâmica, porque precisa ser mais incisivo, ou mesmo por ter identificado que não faz sentido manter aquele gasto. Se olharmos bem o nosso orçamento, tem, sim, o que cortar, nem que seja algo de valor pequeno, que muitas vezes é ignorado, e que se você multiplicar essa pequena despesa fixa mensal por 12, vai perceber que no ano tem um peso desnecessário.

Portanto, quando se fala de redução de despesas, encare de uma forma mais aberta, veja como a busca por diminuir os gastos, tendo as possibilidades que vimos aqui: reduzir, substituir ou cortar.

            Abraço a até a próxima!