Se organize para aproveitar os grandes feriados e viajar em 2023

Aos poucos, 2022 se despede, falta cerca de seis semanas para o ano acabar, mas ainda tem muita coisa para acontecer na vida de cada um: pessoal, profissional, a copa do mundo e muito mais. E para quem gosta de viajar, é mais que hora de se planejar, se organizar para aproveitar os tantos feriadões que 2023 trará.

Ano novo se aproximando e, com ele, para muitos, o enorme desejo de viajar, curtir, aproveitar e ultrapassar fronteiras. Claro, isso para quem está mais tranquilo financeiramente, pois a prioridade de fato deve ser equilibrar as contas e estar bem, para daí pensar em algo que se gaste mais para desfrutar. E venhamos e convenhamos, faz um bem dando para a mente, viajar é conhecimento, é cultura, é terapia, é eternizar momentos e experiências.

E para quem tem essa pretensão, é mais que hora de cuidar do planejamento da viagem em si, e quem ainda não se organizou financeiramente, é saber que o começo do ano é propenso para isso. Aqui, vamos trazer mais pontos para que os sonhos se tornem realidade.

Primeiro é definir o período que você terá a possibilidade, a disponibilidade para viajar, se é realmente possível aproveitar os feriados maiores, e de acordo com a época do ano, é definir o destino que se adequa ao que você gosta, ao seu perfil de viajante. Dentro ou fora do país? Pode ser no seu estado, na sua região ou mesmo explorar uma viagem mais longa em outro continente. Tudo depende do momento, da flexibilidade e da realidade financeira que se vive. Mas para quem gosta de viajar, sobretudo diante desse período pós pandemia, eu diria que meio engasgado com o que temos visto nos números da covid nas últimas semanas, o que vale é partir para outro destino. Não importa aonde, viajar e aproveitar, claro, de forma consciente e segura.

E então, é partir para a prática, de acordo com os pontos acima, quantos dias seriam? Quais seriam as despesas com deslocamento, seja de passagens, seguro viagem, combustível, transporte? E com hospedagem, alimentação, passeios? Lembre-se que é válido, e até mesmo importante, ter uma disponibilidade extra financeira para eventualidades, questões de saúde, lembrancinhas e oportunidades inesperadas que podem surgir.

Aí fechamos a base para suas decisões e organização, e para reforçar, repito: definir a época do ano, o período da viagem mais precisamente, o destino ou as possibilidades, para que em seguida possa ir afunilando e decidir de fato, e daí então o orçamento da viagem em si.

Com base nisso, é ver como se organizar em relação a essas despesas, vai usar de alguma reserva que já fez recentemente para esta finalidade? Ou vai partir do zero e juntar a partir de agora?

Caso já tenha o valor necessário, de repente veja se é possível ou necessário juntar algo mais até lá, certamente, isso te dará mais tranquilidade na viagem. Caso não tenha nada, veja quanto vai precisar juntar mês a mês, de forma que ao chegar no mês da viagem, tenha o que definiu no seu orçamento para que possa viajar de forma tranquila.

Para alguns, esse passo a passo pode parecer óbvio, para tantos outros, uma realidade distante, pois muita gente só tem o objetivo de viajar, mas efetivamente não se organiza para tal e fica só vendo os outros fazerem acontecer. Muitos viajam de forma organizada, tantos outros de forma aleatória e passam meses pagando contas pós viagem, e com isso se enrolam.

Para finalizar, destaco mais alguns pontos importantes: pesquise com antecedência, acompanhe os preços de perto, veja alternativas diferentes de hospedagem, passeios, datas perto do período que você pretende viajar e que por ventura, com pequenas variações de dia e horário, consiga preços melhores nas passagens e hospedagem, por exemplo. Não esqueça de checar se você tem milhas, quem sabe elas não ajudem com a emissão das passagens, na hospedagem, no aluguel de carro ou, até mesmo, vendê-las e usar o valor para reduzir despesas com a viagem.

Olho vivo nas promoções das companhias aéreas, quem sabe a black Friday não apresenta algo válido.

Mas o que vale mesmo é a tranquilidade, no sentido de fazer algo realmente dentro de suas condições, siga em frente.

Grande abraço e até a próxima semana!