Três coisas que vem tirando o equilíbrio financeiro das pessoas

Hoje, trago para você três coisas que vem tirando o equilíbrio financeiro de muita gente. É preciso estar atento para afastá-las da sua vida. É impressionante como o que baliza as nossas conquistas, a nossa vida financeira, são as nossas atitudes, as nossas escolhas, o nosso comportamento, por isso reflita com atenção e coração aberto para fazer os ajustes que julgar necessário.

A primeira é o mau uso do cartão de crédito. O cartão termina abrindo margem maior para compras não planejadas, o descontrole de muitas pessoas e, claro, o responsável por isso não é o cartão, mas quem o usa de forma descontrolada, pouco coerente com a realidade que vive. A sensação de comprar algo com o cartão de crédito, não transmite essa realidade de fato, pois ali você leva o item, mas, na verdade, ainda não pagou, pois ao colocar a senha, é como se tivesse assinado uma promissória, se comprometeu a pagar. É comum ver que as pessoas que estão endividadas ou mesmo enroladas financeiramente falando, tem um cartão de crédito que concentra compras parceladas além do razoável, e tudo isso pesa no mês, se soma a muitas compras no rotativo, levando a pessoa a precisar do cartão para fechar as contas todos os meses. Uma dependência, impedindo assim de se organizar e poupar para buscar realizar planos de forma organizada.

Outro ponto que leva muita gente a se perder na vida financeira é o padrão de vida além das reais possibilidades, viver numa margem que está fora do que pode, em outra realidade, gastando mais do que ganha e fazendo programações e compras num perfil que não é adequado ao que se ganha. Muitas vezes, isso vem pelo meio que se vive, ou pelo simples fato de não ter a disciplina e o autocontrole de gastar menos do que ganha, evitar gastos supérfluos e que excedem o razoável. Isso leva essa pessoa a não ter economias, uma reserva de emergência e um alto comprometimento do salário nos próximos meses, devido às despesas fixas que tem, e ao que já tem pendurado no cartão de crédito, por exemplo.

E por fim, destaco novamente ela, a compra por impulso, pelo calor do momento, por uma sensação de prazer. Muitos nem param para pesquisar e, quem sabe, deixariam de comprar ao pesquisar e encontrar o item mais barato em outra loja física ou on-line, aproveitando o melhor preço e ganhando mais tempo para pensar melhor. Tudo isso é parte do que leva ao impulso, e com ele a compra de algo que não era previsto, muitas vezes, tão pouco necessário e, em muitos casos, essas compras levam a desequilibrar as finanças da pessoa ou daquela família. Por isso, cautela, atenção e conhecimento de sua realidade, pois, mesmo com valores pequenos, se isso acontece de forma recorrente, é prejudicial, não estou falando aqui de coisas pontuais.

É isso, então, trouxe aqui o que vejo que é necessário muita gente se vacinar para evitar problemas financeiros, olho vivo por aí e vamos em frente.