A hora da virada financeira é agora!

E pouco a pouco, mais um ano está partindo, 2021 já escreveu 75% da sua história. E que história! Ano forte da pandemia, impacto, vidas, famílias, desafios, empregos, possibilidades, recomeços, mas calma, 2021 não acabou ainda. Não é tempo de jogar a toalha, mas sim de se dedicar para a reta final dele, afinal ainda temos três meses pela frente e nesses meses ainda dá para escrever muita coisa, melhorar o que está bom, virar o jogo, redirecionar as velas e organizar tudo para começar 2022 melhor.

Para isso, a hora é agora. E, na verdade, a melhor hora, o melhor momento, sempre é agora, seja para quem está endividado e quer sair dessa, para quem trabalha, trabalha e só paga contas, e também para aqueles que já poupam, mas ainda não investem. É hora de procurar o próximo nível, evoluir. Não espere muito de outra pessoa, é você com você, chame a responsabilidade e entenda que ninguém é mais capaz de dar o próximo passo do que você mesmo.

E como sempre destaco, para isso é importante dedicar tempo, pois sem se dedicar para as suas conquistas, dificilmente elas virão. E essa é uma grande dificuldade da maioria das pessoas: não querem dedicar tempo para mudar as coisas no que tange finanças. As desculpas são várias: “eu não gosto de números”, “não vim de uma família rica”, “poupar pra quê? Não sei nem se vou estar vivo amanhã”, entre tantas outras. Na real, a maioria delas parecem muletas, e com isso muitos se apoiam, se acomodam e fincam os pés ali, na zona da inércia, se sentindo tranquilos em relação aos seus argumentos e ao que percebem em relação aqueles que estão ao redor.

E você? É você mesmo… isso, você! Como está? Em que grupo se encontra? No dos que estão correndo atrás, dedicando tempo e procurando fazer acontecer ou está na zona da inércia, da argumentação e zero ação? Pois é, escolha o lado que você realmente quer ficar e assuma as consequências, ciente de que, de modo geral, aquilo que você vive hoje, é a colheita de muito do que você plantou de dois a três anos atrás, e por sua vez, aquilo que você está fazendo, plantando agora, é o que vai dar a base para o que você viverá em dois, três anos adiante, por isso não terceirize os responsáveis, pois o maior deles é você mesmo.

Claro, não vou dizer que os desafios são iguais, de forma alguma, afinal, a tempestade pode até ser a mesma, mas os barcos são diferentes, as condições não são iguais. Mas a verdade é que se ficarmos presos a essa análise, o tempo passa e ficamos parados, por isso vale, sim, se mexer e perceber que outubro está no ar, mais um mês, e que a sua hora chegou!

O que você gostaria de ter feito esse ano e ainda não fez? O que você precisa fazer para que esse objetivo seja atingido? Como você pode se planejar agora para começar a correr atrás, agir, com prazo definido, os próximos passos a dar?

Não adie mais uma vez, não desanime, e se você não está nessa, fantástico, ouse ir além, além dos seus objetivos e se realize ainda mais, dê base para 2022, fechando esse ano de 2021 da melhor forma possível, de olho no próximo nível como falei acima. Em relação à vida financeira, a evolução vai do endividado para o equilibrado, que por sua vez, deixa de ser um pagador de contas e passa a ser poupador, que percebe que evoluiu, mas é inquieto e quer começar a investir. Por isso, não perca tempo, se encontre, olhe para frente e mire no desafio que te levará ao próximo nível, e vá preparando terreno no seu dia a dia para 2024, 2025.

Segue junto comigo nessa jornada, acompanha de perto o personalfinanceiro no instagram e o conteúdo que trago no meu PodCast e YouTube que certamente ajudará você nessa travessia, vamos em frente!