Assuma a responsabilidade e fuja das desculpas

O ano segue avançando, já podemos ver a luz no fim do túnel após o segundo ano tomado pela pandemia, e mais do que nunca é preciso assumir a responsabilidade e fazer acontecer. Trago aqui algumas desculpas que vejo ser adotadas de forma frequente, por pessoas que terminam por minar o próprio caminho, a busca e a construção ao longo da vida. Vem comigo para que você veja uma a uma dessas desculpas e se, por acaso, se identifica com algumas delas, ou mesmo se conhece alguém que tá nessa.

Eu não nasci em berço de ouro

Na verdade, esse é mais um motivo para que você não fuja, e não para desanimar, pois precisa correr firme para alcançar os objetivos. É mais um motivo para ter o domínio da sua vida financeira, pois nascer em berço de ouro é para poucos, poucos mesmo. Por isso, não adianta ter desculpas, mas sim agir!

Nunca levei jeito para isso

Por isso, você tem mais um motivo para se dedicar, buscar o que é necessário e passar a pouco a pouco levar jeito, desenvolver um pouco mais da habilidade que busca, seja ela o relacionamento com os números e sua vida financeira, seja um esporte. Várias habilidades podem ser melhoradas com treino, dedicação e interesse. Percebeu, então, que depende muito de você fazer dar certo? Não perde tempo!

Não tenho ajuda de ninguém para as coisas

Pois é, acredite: esse, na verdade, é mais um motivo para você se dedicar e não esperar o que você busca cair do céu, como um milagre, o que é bem improvável de acontecer. Por isso, o trabalho, o esforço e a busca pelos seus ideais e objetivos são a força motriz para você não pensar nisso aí, para esquecer a desculpa de que não avança porque falta ajuda.

Claro, com isso não estou dizendo que sozinho é melhor, tampouco que não precisamos da ajuda de ninguém para ir mais longe. Escreva a sua história, seja protagonista dela e siga construindo.

Não gosto de números

E quem disse que para cuidar bem da vida financeira é preciso gostar de números ou ser especialista neles? Te garanto que não! Te confesso que nunca fui fã deles, e hoje nem sou entusiasta, mas passei a entender a importância dos números e o que é essencial saber, o que devo procurar entender e acompanhar para que eu tire dos números o que é necessário. E te asseguro: não é nada de outro mundo, comece aos poucos, mas comece, entenda, perceba a importância do que os números podem trazer, no sentido da análise do resultado de uma empresa no mês, por exemplo. Comparar com outros indicadores daquela empresa, ou mesmo analisar e acompanhar a sua carteira de investimentos, ou a gestão das dívidas, de forma que possa ter mais clareza de como organizar um bom plano de quitação delas. Não se apegue ao detalhe dos números, afinal, quem disse que precisa dominar tudo, ser um expert em matemática para ter a vida financeira em dia? E não custa lembrar: a calculadora do celular pode te ajudar a fazer as quatro operações básicas, que é somar, diminuir, multiplicar e dividir. Te garanto, isso já te ajuda bastante.

No mais, é perceber pouco a pouco que quem manda é a sua inteligência emocional, o seu conhecimento, as suas escolhas e aquilo que se conecta com o seu comportamento, com o seu relacionamento no dia a dia.

Reforço que o dinheiro de uma pessoa não está no banco ou na corretora, numa dívida que tem ou nas contas do mês, mas está nas atitudes, nas escolhas. Ter a cabeça boa, pensar positivo, agir e querer evoluir, é mais de metade do caminho não só quanto às finanças, mas na vida, fazer as coisas darem certo.

Por isso, sempre que alguma desculpa bater sua porta, não abra! Fuja delas e lembre que o comandante do barco é você, e direcione o leme, a sua vida para onde você quer chegar, mesmo que em alguns momentos pareça que as coisas não vão dar certo. Esqueça e siga, acredite mais em você, não dê ouvidos, não tome para si essas desculpas, e siga escrevendo novos capítulos da sua história.