Agir é a palavra de ordem

Sei que a situação financeira da grande maioria dos brasileiros é difícil. Não é em vão que, segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), 71,4% se encontram endividados. Para muitos que não mantém as contas em dia é um desafio, uma verdadeira ginástica, puxa daqui, empurra ali. Os que conseguem poupar e investir, infelizmente, são minoria.

Vejo também que muita gente se sabota, usa desculpas para justificar que não sai do lugar, que vive a famosa “corrida dos ratos”, trabalham, trabalham, mas só pagam contas. Não conseguem realizar sonhos e objetivos e, muitas vezes, vivem de forma amargurada, frustrada por não realizar alguns sonhos, que talvez até com um pouco de organização seria bem possível fazer acontecer. E para muitos, com problemas financeiros, os avanços também não acontecem no âmbito profissional e nas relações de forma geral.

Vou trazer as principais desculpas que escuto para refletirmos juntos. A primeira delas é “eu não nasci em berço de ouro”. Se você parar para ler meia dúzia de biografias, vai ver que isso não faz sentido. Nascer já com o futuro organizado por conta de riqueza familiar é uma condição para pouquíssimos. A maioria das histórias de sucesso está mais associada à ralação mesmo. “Eu não levo jeito para isso” é uma frase que escuto muito. Tudo bem não levar jeito, mas isso não pode te limitar. Você pode se dedicar e aprender qualquer habilidade.

Você já usou a desculpa “não tenho muita ajuda” para justificar alguma falha? Se já se pegou fazendo isso, entenda que ninguém é mais capaz de mudar a sua realidade do que você. Corra atrás você mesmo, não espere por ninguém. “Isso é muito difícil” é outra frase que desencoraja. Sempre existe mais de uma alternativa para chegar a um lugar, procure outras rotas e entenda que, algumas vezes, você precisa encarar certas dificuldades de frente mesmo. No âmbito financeiro, não adianta dizer que não gosta de números, que é ruim em matemática, é desculpa, argumento falho, pois para se organizar não precisa muito mais do que as quatro operações básicas que uma calculadora pode te ajudar: somar, diminuir, multiplicar e dividir. E vou além, o que determina a sua condição está baseado no seu comportamento, nas suas escolhas, no seu dia a dia, por isso é fundamental entender bem os seus gastos, adequar o padrão de vida e correr atrás, não terceirize a culpa, assuma a responsabilidade, o controle e tome as rédeas, afinal, o que você vive hoje, de bom e de ruim, é fruto do que se viveu de uma forma ou de outra antes. Se dedique agora tentando plantar o que você quer colher anos adiante. Sei que as coisas não andam simples para muitas pessoas, mas não se apoie nisso, pensamento positivo e ação, atitude!

Para finalizar a lista, mais duas desculpas comuns. “Nunca tive sorte com nada”, aí você para e pensa que não é com a sorte que você precisa contar, não espere por ela. Por fim, “não tenho tempo para mais nada”. Tempo é questão de prioridade, tenha clareza das suas e adeque de forma coerente. Esqueça o cardápio de desculpas e liste ações, foque no que você pode fazer para que as coisas sejam diferentes, independente do que você busca. Foque nisso, dedique tempo e se esforce, o resultado virá logo adiante!