Atitude, planejamento e disciplina para realizar seus sonhos

Lembro bem daquele dia, era fim de tarde e peguei uma carona de volta para casa com Nai, amiga de longas datas e cliente querida. Lembro que ela comentou de forma certeira: “não tem jeito, para tudo nessa vida precisa ter disciplina, hein? Organizar a vida financeira, perder peso, e por aí vai…”.

De fato, é isso mesmo, e a tal da disciplina não é lá tão simples, seja na dieta, na vida financeira ou nos estudos, é um grande desafio para muita gente.

Começar um projeto pode até ser tranquilo, mas se manter fiel a ele no longo prazo dá trabalho, sobretudo quando o resultado não aparece, chega a ser desmotivador, e aí é que a disciplina sobrepõe a motivação. Não que uma seja melhor que a outra, mas a pessoa precisa ter um pouco de cada, porque tem momentos que elas atuam em conjunto e outros que uma toma a frente e puxa você, te carrega no braço e te faz seguir, é assim!

Por isso, estabelecer metas é vida, nos ajuda a ter referencial e correr atrás. Lembro bem disso na minha vida de corredor, fui dos 5 km à maratona (42 km) e não iria tão longe se não tivesse tão focado, foram muitos treinos, madrugadas, academia, renúncia, várias meias maratonas (21 km), focado no tempo que queria fazer na prova, com meta e treinando de acordo com isso, focado no objetivo. Era prazeroso também, e na vida financeira o negócio pode ser bem assim, pois se você tem um objetivo que te faz de alguma forma brilhar os olhos, estará mais focado e motivado a poupar. Com isso, vai procurar se disciplinar para fazer acontecer, evitar determinados gastos e ter clareza, de acordo com o seu planejamento, para atingir o objetivo, vai saber quanto precisa poupar a cada mês. Certamente, com esses detalhes, terá também mais disciplina para alcançar o que busca, e eu tenho até uma planilha que ajuda nesse sentido, é o que chamo de um “simulador de sonhos” (você pode solicitar por mensagem direta lá no @personalfinanceiro), e nele você pode com poucas informações (que trago logo abaixo), esboçar esse planejamento, simular o que precisa para atingir os seus sonhos.

Por exemplo, suponho que estamos no primeiro mês do ano e você quer fazer uma viagem com a família para Gramado no Natal. As passagens você consegue parcelar meses antes, de forma que a última parcela seja antes da viagem, para que embarque com tudo pago. As demais despesas dessa viagem custam R$ 6 mil, como estamos em janeiro, você tem 12 meses para juntar esse valor. Com base nisso, já pode se planejar para poupar R$ 500 a cada mês e com isso chegar ao momento da viagem com o valor necessário para fazer acontecer.

Veja que não é algo complicado, precisa parar para fazer, em resumo, aponte o objetivo ou sonho, quanto custa para realiza-lo e quanto você precisa poupar a cada mês para chegar lá! Isso é botão de start para o planejamento.

Lembro bem de um amigo que para poupar a cada mês, passava um cheque para ele mesmo, a fim de não gastar com a transferência de um banco para o outro e pelo prazer, a satisfação que tinha ao assinar e depositar aquele cheque, e com isso ele estava se pagando também, e não trabalhando apenas para pagar contas.

Por fim, outra forma de ajudar na sua disciplina para poupar no mês a mês, por exemplo, para pagar a viagem de Natal logo acima, é você gerar um boleto para cada mês (isso é possível em bancos digitais) e grampear, de forma que tenha todos os boletos do ano ali e a consciência, a obrigação de um boleto te esperando a cada mês, sendo esse boleto como a parcela mensal do valor que você simulou para realizar o seu sonho. Com o boleto ali para vencer a cada mês, certamente, você vai encarar o processo de forma mais séria e mensalmente, ao pagar o boleto, assine e já vire a página para o do próximo mês.

Não espere de ninguém a atitude que fará você mudar de vida, corra atrás de conhecimento, de formas, seja criativo, comprometido, ação, planejamento, foco e disciplina, pois isso depende absurdamente de você.

Grande abraço a até a próxima!