O que fazer com o dinheiro extra?


  Essa é uma dúvida boa, mas quem tem, precisa saber o que fazer com inteligência. E sim, isso acontece de vez em quando até com quem vive apertado, seja por um valor do FGTS liberado por alguma razão específica como tem acontecido de vez em quando, seja pelo décimo terceiro, herança, ou valor das férias que caiu na conta, a possibilidade existe e você precisa se antecipar, se organizar para aproveitar inteligentemente.

Mas não basta esperar e contar com essas possibilidades, é importante também criar maneiras de fazer isso acontecer, gerar renda extra, seja pontualmente ou de forma mais frequente. E com isso, mais uma vez, a possibilidade de um dinheiro extra nas mãos, mas e aí, o que fazer?

Não tem uma regra para isso, depende muito do momento, da realidade vivida por cada um, mas independente da realidade financeira, é fundamental que se use esse dinheiro de forma inteligente, o que pode parecer óbvio, mas essa é a verdade, só parece, pois na prática, em momentos assim, muita gente prioriza atender algumas “demandas reprimidas”, e muitas delas estão longe de ser prioridade, e com isso, o valor extra vai para bem longe.

Então, o que fazer diante dessa situação? Quem tem dívidas, certamente tem uma oportunidade de tentar quitá-las, renegociar ou quem sabe reduzir o saldo devedor, nesse cenário, tendo um dinheiro extra, no geral, não vale investir esse valor. Vale ressaltar que cada caso é um caso, e se estamos falando por exemplo, de um financiamento imobiliário entre outros, vale analisar os juros pagos, pois nesse momento, com a selic alta, talvez nem seja mesmo válido amortizar o saldo devedor. Mas para a pessoa que tem uma dívida parada e está com o nome negativado, pode ser interessante sim correr atrás, com o objetivo de se organizar.

Se você não tem dívidas, tem então a oportunidade de começar ou ampliar a sua reserva de emergência, nesse cenário, isso seria prioridade.

E se você está livre de dívidas e já tem sua reserva de emergência, é o momento de construir / seguir construindo para o longo prazo. Se já está nessa jornada, espero que tenha dedicado tempo para cuidar dos seus investimentos, pensando não só em produtos, mas na estratégia que para isso, aliada aos seus objetivos e perfil, e se não tem estratégia, se preocupe com isso, em ter uma carteira de investimentos diversificada e que te proteja em diferentes cenários econômicos.

Independente do seu momento financeiro, dedique tempo para cuidar disso, se organize, olhe para o hoje, para o amanhã, com inteligência e equilíbrio, procure se informar, conhecimento, assim, dificilmente você se arrependerá.

Abraço e até a proxima!