Para muitos, o ano só começa agora!

Se você é daqueles que começa a se organizar só depois do carnaval, sua hora chegou! E não preciso nem dizer: IPTU e IPVA já entraram em campo, empresas e escolas a todo vapor, as despesas do ano voando, a inflação ainda alta e num ano eleitoral, de muita incerteza, pandemia ativa e, agora, uma guerra para mexer ainda mais com os ânimos, com a humanidade e trazer diariamente cenas tristes, lamentáveis…

Pois é, não precisa mesmo esperar o carnaval passar, dois meses já ficaram para trás e março está a todo vapor, é mais do que tempo de assumir as rédeas do seu ano, da sua vida financeira, não deixe para depois.

Recentemente, eu trouxe aqui uma reflexão com o foco nos cuidados “da soleira pra dentro”, pois é dela pra dentro de casa que dominamos e podemos cuidar com liberdade. E se você não faz o dever de casa, o caos financeiro toma conta na vida pessoal, atinge a familiar, a profissional, a autoestima e o problema se agrava. Por isso, não deixe para depois, corra atrás, dedique tempo, se envolva com o que você precisa realmente comandar.

E por onde começar? Nunca é demais fazer um orçamento, pode ser num caderno, agenda ou no excel e, para isso, sugiro que você acesse o meu perfil personalfinanceiro no instagram, e lá baixe de forma gratuita a planilha de orçamento que disponibilizo. É a mesma que uso nos meus cursos e mentoria, portanto, não perca a oportunidade, a possibilidade de mapear, entender melhor as suas despesas, quanto você gasta com o que e, com base nisso, ter números que te ajudarão a tomar decisões mais coerentes para o seu dia a dia, para a sua vida.

O mês de março traz mais tranquilidade para muita gente, e não vale acreditar que isso é o suficiente, nem pensar positivo apenas… é necessário agir, e para que aconteçam as mudanças que você deseja, é você mesmo quem precisa agir, por isso não terceirize, assuma a responsabilidade e, de uma vez por todas, corra atrás.

Com base no orçamento, você enxerga melhor as despesas que não são prioridade, e que vale correr para reduzir ou mesmo cortar. Lembro aqui: não ignore os pequenos valores, pois são esses pequenos buracos no orçamento de muita gente que causam o caos, tal como são os pequenos buracos que afundam grandes navios.

E se você vive a dois, envolva já o seu parceiro ou parceira nessa jornada, envolva todos que vivem com você, para que de uma forma ou de outra, cada um cumpra o seu papel e juntos olhem para frente, avancem.

Por fim, nunca duvide: o dinheiro não é apenas o que você vê na sua conta, na carteira, na bolsa ou mesmo a falta dele, na verdade, isso é resultado das suas escolhas do passado, para o seu futuro e das escolhas que você faz hoje.

E então, o que você vai fazer agora?