Para quem gosta de viajar, é importante se planejar, se antecipar

Que o tempo passa, não é novidade para ninguém. E cada um aproveita do jeito que quer, que pode e que se organiza para isso. Depois de dois anos com tantas restrições, tem muita gente sedenta por viajar, curtir, aproveitar e ultrapassar fronteiras. Claro, isso para quem está mais tranquilo financeiramente, pois a prioridade é de fato equilibrar as contas e estar bem para daí pensar em algo que se gaste mais para desfrutar. Venhamos e convenhamos, faz um bem dando pra mente, viajar é conhecimento, é cultura, é terapia, é eternizar momentos e experiências.
Porém, claro, não é novidade para ninguém de que a incerteza paira no ar com a nova variante e ainda muitas dúvidas que demonstram a nossa fragilidade diante da pandemia. Não está fácil se sentir efetivamente seguro e olhar para frente com tranquilidade em relação ao fim da pandemia.
Mas uma coisa é certa: no Brasil, a vacinação tem avançado bem, e com isso a nossa proteção tem aumentado e as próximas semanas serão fundamentais para nos certificarmos disso. E, então, se pode sonhar para, em breve, fazer as viagens mais longas. Quem já se organizou financeiramente para isso, é começar a dar alguns passos mais concretos no planejamento da viagem em si, e quem ainda não se organizou financeiramente, é saber que o começo do ano é propenso para isso, e aqui vamos trazer mais pontos para que os sonhos se tornem realidade.
Primeiro, é definir o período que você terá a possibilidade, a disponibilidade para viajar, e de acordo com a época do ano, é definir o destino que se adequa ao que você gosta, ao seu perfil de viajante. Dentro ou fora do país? Pode ser no seu estado, na sua região ou mesmo explorar uma viagem mais longa em outro continente, tudo depende do momento, da flexibilidade e da realidade que se vive. Mas, para quem gosta de viajar, sobretudo diante desse período que estamos vivendo, o que vale é partir para outro destino, não importa aonde.
E então, é seguir para a prática, de acordo com os pontos acima, quantos dias seriam? Quais seriam as despesas com deslocamento, seja de passagens, combustível, transporte? E com hospedagem, alimentação, passeios? Lembre-se que é válido, e até mesmo importante, ter uma disponibilidade extra financeira, para eventualidades, questões de saúde, lembrancinhas e oportunidades inesperadas que podem surgir.
Aí fechamos a base para suas decisões e organização, e para reforçar, repito: definir a época do ano, o período da viagem mais precisamente, o destino ou as possibilidades, para que em seguida possa ir afunilando e decidir de fato, e daí, então, o orçamento da viagem em si.

Com base nisso, é ver como se organizar em relação a essas despesas, vai usar de alguma reserva que já fez recentemente para esta finalidade? Ou vai partir do zero e juntar a partir de agora?
Caso já tenha o valor necessário, de repente veja se é possível, necessário juntar algo mais até lá. Caso não tenha, veja quanto vai precisar juntar mês a mês, de forma que ao chegar no mês da viagem, tenha o que definiu no seu orçamento para que possa viajar de forma tranquila.
Para alguns, esse passo a passo pode parecer óbvio, para tantos outros, uma realidade distante, pois muita gente só tem o objetivo de viajar, mas efetivamente não se organiza para tal, e fica só vendo os outros fazerem acontecer. Muitos fazem de forma organizada, tantos outros de forma aleatória e passam meses pagando contas pós viagem, e com isso se enrolam.
Para finalizar, destaco mais alguns pontos importantes: pesquise com antecedência, acompanhe os preços de perto, veja alternativas diferentes de hospedagem, passeio, datas perto do período que você pretende viajar e que, por ventura, com pequenas variações de dia e horário, consiga preços melhores nas passagens e hospedagem, por exemplo. Não esqueça de checar se você tem milhas, quem sabe elas não ajudem com a emissão das passagens, na hospedagem ou no aluguel de carro. Pode até mesmo vendê-las e usar o valor para reduzir despesas com a viagem. Olho vivo nas promoções das companhias aéreas e nas questões de saúde, nas normas de cada região, estado ou cidade do nosso país, e também o que outros países estão praticando, exigindo em relação aos visitantes durante a pandemia.
A pandemia (infelizmente) segue firme, os cuidados ainda precisam ser grandes, mas acreditamos e esperamos que esse ano ela nos deixe.

Te desejo um ano de muita saúde, conquistas e realizações!