PIX e golpes financeiros: proteja-se deles!

Quem me acompanha por aqui a mais tempo, certamente já tem mais conhecimento sobre o mundo PIX, que não é novidade, vem revolucionando os meios de pagamento no país, com vários tipos diferentes de PIX, entre outros que estão por vir.

Além do PIX principal, para transferências, que funciona 24 horas por dia, 7 dias da semana, diferente dos decadentes TED´s e DOC´s, temos também o PIX Saque, Pix Troco, e o PIX Garantido que está chegando em breve e deve estremecer o que temos hoje oferecido pelos cartões de crédito, adiante é previsto ainda o PIX internacional, trazendo também algo de impacto para quem faz operações nesse perfil.

Porém, apesar disso, a verdade é que ainda temos muitas pessoas com medo de usar o PIX, por diversas razões, sobretudo os golpes e risco de perda. Na verdade, isso não se deve ao PIX em si, mas sim ao ser humano, pessoas que utilizam o PIX como meio de realizar roubos e golpes, e com isso, fragilizam essa ferramenta tão prática e que traz agilidade, praticidade e uma série de facilidades, entre elas, infelizmente essa dos golpes.

Por isso, hoje trago aqui algumas formas para você se proteger, tentando assim minimizar, evitar ou mesmo inviabilizar a chance de cair nas mais diversas armadilhas.

  1. Para dificultar de cara, em caso de roubo ou mesmo de ter o seu celular nas mãos de aguém que não deve acessá-lo, tenha sempre uma senha de acesso inicial, isso já é uma primeira barreira, fundamental.
  2. Analise e defina, ajuste o limite (diário, mensal) para essa modalidade de transferência / pagamento, isso é possível nas configurações de seus limites através do aplicativo, site ou mesmo (em último caso), na agência bancária. Se você fizer isso pelo site ou aplicativo, apesar de cada banco ter um caminho diferente para tal, normalmente, na área PIX você procura algo como “meus limites”.
  3. Defina e preserve sua senha de forma inteligente. Evite usar a mesma senha do banco e assinatura eletrônica em outros lugares, isso pode trazer mais vulnerabilidade, e atualmente, não é recomendável usar o reconhecimento facial como única forma de acessar o aplicativo, preferencialmente usar senhas.
  4. Não acesse links suspeitos e evite, desconfie de números desconhecidos, de oportunidades com necessidade de transferência / pagamento imediato para ter um retorno financeiro, e naturalmente de golpes relacionados a sequestro, envio de códigos por SMS etc. Isso vale não só para o PIX, mas para a sua segurança como um todo.
  5. Para receber dinheiro de “desconhecidos” e pessoas que não fazem parte do seu dia a dia, use preferencialmente a chave aleatória, pois ela não evidencia nenhum dado pessoal seu.
  • Mantenha sempre atualizado o aplicativo do (s) banco (s) que você usa o PIX.

Observe que trago aqui dicas no geral simples. Mas é claro que isso tem uma série de fatores que podem influenciar nesse ponto de vista, a geração que você faz parte, que histórico de tentativas ou mesmo golpes sofridos você viveu ou viu alguém próximo viver. De certo que, se necessário, é possível pedir ajuda para alguém de confiança que tenha mais facilidade com tecnologia e possa ajudar, e aos poucos, é importante entender que o PIX não é uma ameaça, mas sim o que os malandros criam de golpes e formas de roubar, e que de nossa parte, o que devemos fazer é se proteger, dificultar isso, a fim de evitar problemas, dores de cabeça e traumas.

Indepentende do PIX, as dicas trazem mais proteção de forma ampla, revise item a item com calma, fazendo o que é necessário para se proteger e siga em frente.

Abraço e até a proxima!