Planejamento Financeiro é o marco zero

Pensando friamente, costumo dizer que o relacionamento mais longo que temos em nossas vidas, não é com os nossos pais, maridos, esposas, filhos, professores, chefes, subordinados, vizinhos ou qualquer outro. Na verdade, algo que dita muitas regras e a realidade de nossas vidas desde cedo é o dinheiro. Te convido a refletir melhor sobre isso nas próximas e rápidas linhas!

Quem sabe a forma que você nasceu, pelo menos o local, o bairro que morou e hoje mora, a viagem das suas últimas férias e também das próximas, a escola que estudou e que seus filhos estudam ou estudarão, tem a definição a partir da sua realidade financeira, dos recursos disponíveis para que possas fazer tais escolhas com maior tranquilidade e um certo mix de razão e emoção que, em alguns casos, se tiver mais emoção que razão (acontece mais do que muitos imaginam), pode pesar na conta que virá logo adiante. Vou ser mais direto em relação a tudo isso logo abaixo.

Muitas pessoas me perguntam sobre investimentos, mas antes de investir com maior propriedade, é importante ter um maior conhecimento do que recebe e do que gasta. São questões diversas, perguntas de outros que estão num momento conturbado da vida financeira, outros tantos endividados e eu diria que eles têm algo em comum: A FALTA DE PLANEJAMENTO FINANCEIRO! Poucos dedicam tempo para cuidar das finanças, outros tantos até evitam falar sobre o assunto.

Mais de metade da população brasileira gasta mais do que ganha.

Diante desta realidade, o planejamento financeiro, o maior domínio do que entra e do que sai de sua conta, do seu bolso, se torna essencial, uma gestão baseada no cuidado mínimo de inverter isso, ou seja, gastar menos do que ganha, o que chamo de premissa básica da vida financeira, e que, como podemos ver, é frequentemente ignorada.

Com isso, sim, criar uma massa crítica, um volume financeiro que te permita efetivamente investir, procurar maiores rendimentos, e não encostar o dinheiro na poupança – a queridinha dos brasileiros – e se dar por satisfeito.

Digo com frequência também que, quem recebe um salário fixo, ao menos sabe quanto ganha. Já aqueles que têm renda variável, a sua maioria não tem uma ideia mais precisa de sua receita mensal, ou seja, não sabem quanto ganham por mês. Já em relação às despesas, 80% dos brasileiros não controlam, ou seja, a maioria não sabe ao certo onde e com o que gasta o dinheiro, tem uma ideia, mas de modo geral muito imprecisa, e ao detalhar isso tem muitas surpresas.

Desta forma, volto ao tema central deste artigo, o PLANEJAMENTO FINANCEIRO é o MARCO ZERO para a Vida Financeira de uma pessoa, o ponto de partida para quem está endividado, desequilibrado, equilibrado, poupador e, em muitos casos, até para os investidores.

Digo para você que ter a Vida Financeira bem organizada, planejada, levando fortemente em consideração que um dos principais pontos para a prosperidade é viver num padrão de vida abaixo do que você ganha, te permite poupar de fato mês a mês. Procurando ter um maior domínio sobre isso, sem abrir mão de viver o presente, de forma consciente, e que te permita Poupar Mais para construir a base para um futuro mais consistente. Assim, passa para o próximo nível, buscando mais conhecimento e meios de Investir Melhor obtendo um maior retorno, de forma aderente ao seu plano e que respeite o seu perfil de investidor, em busca de um futuro mais tranquilo e independente, para que a sua aposentadoria seja uma fase boa da vida, que essa fase seja efetivamente leve e vivida intensamente.

A hora é agora, não espere virada de mais um ano, mês ou semana para mudar, para ajustar as velas! A oportunidade é a cada momento, de “arrumar a casa” e seguir em frente, dedique tempo, tenha mais compromisso consigo, pois ninguém é mais capaz de mudar a sua vida do que você mesmo.