Sete hábitos que te ajudam a poupar

O Brasil é um país em que mais da metade da população gasta mais do que ganha, ou seja, menos da metade dos brasileiros conseguem poupar, isso é um desafio, e abrir mão do consumo imediato para planejar e realizar conquistas num prazo maior é algo considerado por poucas pessoas.

O que poucos realmente se dão conta, é que essa atitude pode ser perfeitamente trabalhada, incorporada, e independente do perfil da pessoa, ela consegue passar a poupar ou, se já poupa, potencializar isso!

Mas de que maneira trabalhar essa atitude e finalmente começar a poupar? Adotar novos hábitos é uma ótima alternativa e o caminho para plantar e colher bons frutos.

Através de ações diárias, semanais e mensais, você vai conseguir um controle bem maior da sua vida financeira e, consequentemente, vai conseguir também refletir melhor diante de determinadas situações, fazer escolhas mais condizentes com sua realidade e necessidade, e com isso economizar e se direcionar para a realização dos seus planos.

Uma vida financeira bem organizada é a verdadeira ponte para a realização dos seus sonhos.

Aqui, trago para você alguns hábitos simples para incorporar no seu dia a dia e que ajudam nesse processo:

1. Use o cartão de crédito com consciência

É claro que o cartão de crédito tem vantagens e, em algumas situações, usá-lo é até necessário e inteligente, porém aí chegamos ao ponto: usar o cartão de forma consciente e inteligente, coerente, evitando o excesso. O mais indicado para muitas pessoas é usar o cartão apenas para compras essenciais, quando já não tiver dinheiro para pagar à vista. Eu não sou contra o cartão de crédito, muito pelo contrário, mas com o tempo vi que boa parte das pessoas que se encontram endividadas tem um cartão de crédito mal usado no meio.

 2. Não parcele à toa

Vejo no meu dia a dia de consultoria e atendimento individual e para casais, pessoas que estão com o orçamento totalmente comprometido devido ao excesso de compras parceladas. Os pequenos valores, somados, pesam bastante quando fecha a conta. O problema é que quem tem o hábito de parcelar, dificilmente tem a dimensão disso. As compras parceladas podem ser feitas, porém de forma estratégica, algumas coisas mais caras como uma passagem aérea, uma geladeira, uma TV, entre outros, podem ser parcelados para aliviar o fluxo mensal e não pesar no mês.

3. Acompanhe a fatura do seu cartão e extrato durante o mês

Fique de olho na parcial do seu cartão de crédito e no extrato de sua conta bancária durante o mês. Isso te deixa com as rédeas nas mãos e, naturalmente, mais controle de suas contas.

Gosto muito da analogia que você deve tratar o cartão de crédito e a conta bancária como a sua casa, que certamente você não deixa ninguém entrar ou sair a qualquer hora. Você precisa saber o que entra e sai na sua conta, na fatura do seu cartão, analisar, filtrar, pensar isso desde o momento inicial e assim evitar surpresas desagradáveis.

Praticamente todos os bancos dispõem de ferramentas para que seja simples e rápido o acesso às contas e faturas, através do aplicativo, sistema de avisos por SMS (atenção nas taxas geralmente cobradas por eles), sendo possível, assim, manter um maior controle e percepção dos gastos.

4. Evite comprar por impulso

Vitrines bonitas e chamativas, descontos “imperdíveis”, ofertas de parcelamento, “juros zero”, as tantas promoções que sempre surgem, fim de ano vem a black friday, o Natal. Tudo isso é tentador, não é? O sentimento de necessidade diante de umas ofertas como estas, pode colocar o seu progresso em risco. Mas, é possível manobrar, de forma a vencer o desejo pelos supérfluos e como disse antes, ter mais clareza e focar nas suas necessidades e prioridades, pense nisso.

Pese todos os pontos da compra. Escreva em um caderno ou no bloco de notas do celular, quanto vai custar ou mesmo reflita, converta isso em horas ou turnos de trabalho para ter aquilo, se você realmente PRECISA do item, passe por um período de análise, adie a compra para o dia seguinte, muito provavelmente você mudará de ideia ou mesmo estará mais seguro da compra.

5. Pesquise antes de comprar

Não apenas em compras de alto valor, como carros, viagens e eletrônicos. Produtos mais baratos também devem fazer parte de suas pesquisas. É muito comum que os preços variem de acordo com a loja, seja no grande supermercado ou no mercadinho da esquina, então vale o esforço.

Compare preços, qualidade e o custo-benefício dos produtos que está à procura. Com todas essas informações em mãos, você poderá tomar a melhor decisão de compra. Claro, aqui não estou sugerindo que isso seja feito com todos os itens, mas, para alguns de valor mais relevantes, faz muito sentido.

Não se esqueça de que o desenvolvimento dos novos hábitos depende apenas de você. Incluindo-os na sua vida, com dedicação, você consegue transformar a gestão de suas finanças em uma rotina positiva na sua vida.

6. Não despreze os pequenos valores do dia a dia, eles podem se multiplicar

Tem uma frase que gosto muito que diz: “pequenos buracos afundam grandes navios”. E podem afundar o orçamento de muita gente também. Fique atento a isso!

7. Procure manter uma reserva de emergência, o conhecido fundo de reserva

Essa quantia seria o equivalente de seis a doze meses de suas despesas mensais, pode variar de acordo com o seu perfil. Como vimos antes por aqui, essa reserva é construída para dar mais força e equilíbrio, saúde financeira a sua vida, por isso não ignore jamais esse item.

Consistência, recorrência, atitude, ação, pra cima!