Quem é você no mundo dos investimentos?

Hoje eu começo com uma pergunta: quem é você no mundo dos investimentos? Poupador, investidor ou apostador? Você sabe a diferença de cada um desses perfis? Qual deles julga ser o melhor? Mas calma, se você não está entre esses perfis, vale a leitura, reflexão e o conhecimento para que corra atrás da mudança e conquista.

Dos que gastam menos do que ganham em nosso país, maior parte se encontra no perfil poupador. Entre 2017 e 2019, essa estatística não mudou muita coisa: 85% dos brasileiros que conseguiram juntar dinheiro, optaram pela poupança.

De modo geral, quem opta pela poupança, tem pouco conhecimento sobre o mundo dos investimentos e, de forma inconsciente, se diz conservador, se sente inseguro e confia predominantemente na queridinha dos brasileiros, que é a poupança! 

Além do poupador, existe também o investidor. Esses têm mais conhecimento e focam na performance e diversificação da carteira quanto aos produtos, de olho na correlação / descorrelação, analisa o prazo, liquidez, risco, fundamentos. E mesmo que você se enquadre como investidor e ainda não olhe esses e outros detalhes, certamente está no caminho e na busca para isso. O investidor procura mais conhecimento e por isso, logo percebe que pode ousar um pouco mais, procurar investimentos que realmente trazem ganhos maiores no curto, médio e longo prazo, respeitando o seu planejamento e perfil. Inclusive, aceita mais risco por ter mais conhecimento e com isso, mais segurança, percepção do mercado e de suas decisões. Hoje, no Brasil, apesar das mudanças, vejo pesquisas que apontam que cerca de 10% dos que gastam menos do que ganham, são investidores. 

A última fatia corresponde aos apostadores. Segundo as pesquisas, eles representam 5% dos brasileiros que poupam. Confesso que na minha percepção, esse percentual seria um bocado maior, eles são quase como “franco-atiradores”, procuram ganhos exorbitantes num curto espaço de tempo. Normalmente, não têm muito conhecimento e são das mais diversas classes sociais. Muitos arriscam tudo o que têm em prol de ganhos fantásticos, seguindo o efeito manada. Quando percebem a possibilidade de ganho, em curto espaço de tempo, é por onde seguem, sedentos e confiantes, é impressionante! Sem conhecimento, sem defesa da causa, apenas se atiram sem saber se vai dar certo, e são presa fácil para golpes, pirâmides e afins.

Em qual desses três perfis você se enquadra? Se está entre os 90% que inclui poupadores e apostadores, a minha recomendação é que você siga os investidores.

Para isso, dedique mais tempo para cuidar do que você poupa, que certamente é fruto de renúncia, organização e foco nas conquistas futuras. Invista em conhecimento, saber o que está fazendo, estar mais seguro quanto as suas decisões, por mais que na prática isso não te garanta nada, mas te dá mais tranquilidade e traz experiência. Procure a diversificação com base sólida, poupe e invista de forma consistente, recorrente, tenha uma estratégia, procurando ajustar as velas e adequar a sua realidade, faz parte da construção, respeite a sua estratégia e o seu perfil.