Com menos de 1% de tempo do mês, você pode gerir melhor a vida financeira

Você já deve ter ouvido falar que tempo é questão de prioridade! Já refletiu sobre isso? Pois é, com menos de 1% do seu mês, é possível gerir a vida financeira de uma forma muito melhor. Assim, você vai dedicar TEMPO para aquilo que é PRIORIDADE e vai te dar tranquilidade!

Se paramos para pensar, todo ano falamos a mesma coisa: “esse ano passou muito rápido!”. A verdade é que quando olhamos para trás, parece mesmo que o tempo passou mais rápido. É que nossa mente só traz aquilo que marcou, sejam fatos positivos ou negativos ao longo do ano, e isso faz com que tenhamos a impressão de que ele foi compilado. É aí que percebemos também que alguns objetivos foram esquecidas. Poderíamos facilmente ter realizado esses objetivos, mas, boa parte das pessoas, vivem num fluxo comum: trabalhar ao longo do mês para pagar contas e poupam o que sobrar (se sobrar).

Para que você dedica o seu tempo? Quais as suas prioridades? Ouso dizer que, para a maior parte dos brasileiros, seria essencial dedicar mais tempo para o conhecimento, seja ele para a vida pessoal, profissional ou no âmbito financeiro.

De três a seis horas por mês dedicadas à vida financeira, já consegue avançar com muita coisa. Isso mesmo: menos de uma hora por semana para entender melhor o extrato bancário, a fatura do cartão de crédito, o planejamento mensal e a saúde financeira do mês no geral.

Se antecipe e planeje o mês seguinte, de acordo com o que tem de despesas fixas e variáveis e, claro, observar ao fim de cada mês o que realmente se concretizou! Ou seja, comparar o previsto com o realizado e saber para onde está indo o seu dinheiro. Assim, você tem propriedade e rédeas mais curtas da sua vida financeira.

Com esse conhecimento e consumo mais consciente, você vai abrir a cabeça para evoluir e fazer toda a diferença no longo prazo. Tem uma frase de James W. Frick que gosto muito: “não me diga quais são as suas prioridades. Me mostre aonde você gasta o seu dinheiro e lhe direi quais são elas”. Mais uma vez, eu digo: tempo é questão de prioridade!