Decole com a meta smart e 5W2H

Planejamento nada mais é do que preparação, é você se antecipar para algumas necessidades ao longo do mês, do ano, da vida. É também uma das etapas mais importantes para a realização de metas, sonhos e objetivos. E, quando falamos em planejamento, existem duas ferramentas que são essenciais para que você faça da melhor forma, trace metas e alcance o que você deseja: meta smart e 5W2H.

A primeira que eu destaco é o sistema de você criar metas de forma totalmente articulada e que facilite o caminho para que você as atinja. A meta tem que ser “SMART”, sigla em inglês, que mostra o que é uma meta inteligente. O “s”, na língua portuguesa, é de “específica”. Ou seja, a meta tem que ser muito bem direcionada para que você tenha uma clareza do que a meta trata e do que você quer alcançar com ela.

Já o “m”, nos diz que a meta precisa ser “mensurável”, você precisa ter meios de medi-la e acompanha-la, saber o percentual para conclui-la. O “a” é de “alcançável”, ou seja, desafiadora, que te desafie, porém alcançável. O “r” significa que a meta tem que ser “relevante” para que você se sinta seduzido para atingir aquilo. E, por fim, o “t” de “temporal”, fundamental que você tenha um tempo para atingir a sua meta. Então, lembre-se: se você tem uma meta, ela precisa ser “smart”.

A outra ferramenta que trago, também da língua inglesa, mas totalmente aplicável no Brasil, é a 5W2H. Pequenas, médias e grandes empresas já aplicam e você pode usar para o seu planejamento pessoal ou profissional. Os cinco W’s são: What (o que será feito), Why (Por que será feito, qual a razão), Where (onde será feito, seja on-line ou espaço físico), When (quando será feito, data, período, recorrência da ação) e Who (Por quem será feito, quem é o responsável, qual a equipe a frente da atividade). Já os dois H’s significam: How (como será feito, detalhes que te dê clareza) e How much (quanto custa, quais as despesas e orçamento é possível delimitar para a atividade).

Essas são duas ferramentas simples e eficazes que você pode aplicar para micro projetos, assim como pequenos, médios e grandes objetivos em qualquer âmbito da sua vida, profissional, pessoal, como estudante e até na sua relação a dois.