Nunca é tarde!

NAnos intensos, no mais diferentes sentidos, o que nos trouxe diferentes sentimentos, percepções importantes e muito mais a título de decisões, planos e sonhos também. Valores reafirmados, outros que mudaram e, no que tange a vida financeira, diante de tantos desafios, tenho visto muitas pessoas desanimadas.

Entendo que isso pode acontecer mesmo, faz parte do percurso. O grande ponto é identificar o que traz o desânimo, o que é necessário mudar e ter a clareza de onde se está hoje e para onde quer ir.

Eu vou ser mais claro, até porque, o que trago aqui hoje, serve não só para a vida financeira, mas para todos que têm objetivos e querem chegar lá.

Então, retomo a ideia, que tem na essência identificar o que precisa melhorar, estabelecer com clareza o ponto de partida e o destino, onde quero chegar, o que desejo alcançar!!

Claro, seja realista em relação ao que você busca, se cobre, mas de forma sustentável, de acordo com suas condições e estabeleça o plano que te ajudará a partir do ponto A (onde você está) para o ponto B (onde você quer chegar).

Normalmente, a maioria traça um plano simples, acreditando que nada aparecerá no caminho para tirar tempo, distrair e alterar a velocidade e percurso que foi pensado ao se planejar. Mas, absolutamente, não é assim, surgem os desafios no caminho e fatos que terminamos por desviar o trajeto pensado.

E isso traz, para muitos, a descrença, o desânimo. Faz parte! Nesse momento, vale reavaliar, é hora de repensar o ponto que quer chegar, o destino, o objetivo.

Pois, sim, pode ser necessário mudar o que você tem como objetivo. Mas, no geral, é mudar o plano mesmo, adaptar, adequar e abrir as possibilidades estando pronto para os desafios que sempre vão aparecer na jornada.

Encare o desânimo, reveja os planos, ajuste as velas e saiba que nunca é tarde para começar, para recomeçar. Mesmo que você tenha caído, que se ache velho, que acredite que o dinheiro não dá, que não é para você, levante a cabeça e saiba que vale respirar fundo, reorganizar a cabeça, as suas ideias e daí analisar o seu plano, os seus objetivos e correr atrás.

Há coisas na vida que, infelizmente, não tem muito o que esperar dos outros, e uma delas é a sua realidade financeira, sair das dívidas ou, simplesmente, se organizar para começar a poupar, entrar de uma vez por todas no mundo dos investimentos!

Esse é um caminho desafiador, mas de muita recompensa para quem mergulha fundo, se dedica. Isso depende de você, não adie, se permita e saiba que não é tarde para começar, nunca é tarde!

Tenho um cliente que está comigo há dois anos, começamos com encontros mensais e depois partimos para a manutenção com encontros a cada dois meses. Quando ele me procurou, tinha quase 80 anos e com o discurso que “tenho muito chão pela frente e quero cuidar das minhas finanças da melhor forma para realizar meus objetivos”. Eu achei interessante e coerente esse pensamento.

Por outro lado, já tive uma pessoa de 20 anos no meu curso de investimentos. Ela estava começando a ingressar na vida profissional, ou seja, ainda não gerava renda, mas queria pavimentar o caminho para que, logo que tivesse condição, começasse a investir.

Ou seja, nunca é cedo ou tarde demais para sonhar. Não só sonhar, mas, sobretudo, tirar esses sonhos do papel e torná-los realidade através do planejamento.

Abraço e até a próxima!