O que pode tirar você do trilho de uma vida financeira mais tranquila

Hoje, trago para você cinco atitudes que podem te desviar da prosperidade financeira. É preciso estar atento para afastá-las da sua vida. É impressionante como o que baliza as nossas conquistas, a nossa vida financeira, são as nossas atitudes, as nossas escolhas, por isso reflita com atenção e coração aberto.

A primeira é fazer compras por impulso. Muitos de nós já passamos por uma situação como entrar numa loja de roupas, por exemplo, olhar algumas peças, experimentar outras e, por impulso, levar alguma(s) que não precisamos. Por impulso também, muitos terminam comprando ao se deparar com aquele corredor cheio de produtos, na fila do caixa, que são comuns em supermercados ou lojas âncora. Aquela seção com os itens que são levados de última hora, no apagar das luzes, se chama justamente “impulso”.

Outro ponto que leva muita gente a se perder na vida financeira é o parcelamento excessivo. Muitas já têm o hábito de comprar tudo parcelado. Passou o cartão, a pessoa do caixa pergunta se quer parcelar sem juros e a resposta já sai no automático para que divida no máximo possível. Juntando uma pequena parcela daqui e outra dali, compromete muito do que você vai receber adiante, já pendura parte do orçamento. É comum encontrar pessoas com alto nível de comprometimento devido às parceladas, e muitas nem se davam conta disso. Não sou contra o parcelamento, mas vejo que nem sempre ele é usado de forma inteligente. Não tem problema se isso for feito de forma pensada, mas, quando não é, se torna um caminho rápido para o alto comprometimento da renda ou até mesmo o endividamento.

A terceira atitude que trago é ter apenas uma fonte de renda. O ideal é buscar mais de uma para não depender apenas do seu emprego. A pessoa que se rende a apenas uma fonte de ganho, pode se tornar mais limitada. Busque por algo mais que te dê prazer, que de alguma forma você consiga encaixar na sua rotina mensal e que te gere renda. Muitos dirão que é impossível, que não tem como, não tem tempo e terminam se rendendo ao que no futuro podem perceber que poderia ter sido feito de uma forma diferente. Conheço muitas pessoas que estruturaram novas possibilidades, que se tornaram novos negócios e passaram a ter novas fontes de renda, ou até mesmo a ter essa tal possibilidade como a principal fonte de renda, e com isso vem crescendo e pavimentando caminhos interessantes no campo pessoal e profissional.

Outro ponto é em relação ao status. Reflita bem e, se possível, fuja disso, ele também é potencial para te afastar da prosperidade. Trago aqui uma boa definição nesse sentido: “status é você comprar aquilo que você não quer, com o dinheiro que você não tem, para mostrar para gente que você não gosta, e muitas vezes nem conhece, uma pessoa que você não é”. 

Para finalizar, a quinta atitude que percebo deixar muita gente numa situação difícil, é a de terceirizar a responsabilidade quanto à vida financeira. Colocando a “culpa” no governo, na crise, no desemprego, nos impostos, no chefe, no salário baixo, na despesa alta. Respire… Traga a responsabilidade para si, bata no peito e assuma que ninguém é mais capaz de mudar a sua vida do que você mesmo, e procure assumir não só a responsabilidade, mas o controle da situação, corra atrás. Sei que é desafiador, mas também transformador para quem pensa assim, mudar a forma de encarar o momento.