Da soleira pra dentro é com você…

Se 2021 fosse uma partida de futebol, estaríamos aos 44 minutos do 2º tempo, sem acréscimos e sem prorrogação. Próximo domingo já é próximo ano, mas ler e refletir aqui faz sentido mesmo que bem depois disso, com o jogo de 2021 terminado e 2022 engrenando.

Aí vem a questão, o que levamos de 2021 para o ano de 2022? O que aprendemos, em que os nossos erros nos fortaleceram, onde crescemos? O que fazer para 2022 ir além?

De certo que estamos para entrar num ano que, como outro qualquer, será bem relevante em nossas vidas, só que com ingredientes, eu diria, que certamente vão apimentar os nossos próximos 12 meses. Será o ano em que esperamos, finalmente, deixar essa pandemia para trás, e que todos tenham a consciência de tomar vacina, o reforço, e não frustrar os planos da maioria. Será um ano eleitoral, duro, que nos deixa numa situação bem difícil, vivendo ainda a escassez de novas lideranças em nosso país e que, de fato, precisa mudança. A inflação seguirá nas alturas e a taxa Selic subindo para tentar contê-la, e isso traz mais desafios econômicos.

E é por essas e outras, tantas outras, que cada vez mais faz sentido o que tenho em mente há cerca de uma década, o quanto é importante cuidar daquilo que temos mais liberdade, gestão e domínio para juntos decidirmos o que fazer, como fazer e assim procurar uma vida mais equilibrada, plena e cheia de realizações. E com isso, talvez você esteja se perguntando, o que seria isso, então, Leandro?

Pois é, minhas amigas e meus amigos, falo aqui da importância de cuidarmos da soleira pra dentro de nossa casa, pois aí, sim, temos uma maior autonomia, influência, mais possibilidades e facilidade para articular, planejar e correr atrás para fazer acontecer. Pode parecer pouco, num mundo tão grande, cuidarmos “apenas” disso, mas é a base, a fortaleza, o ponto de partida e o de acolhimento, por isso precisamos cuidar bem da soleira pra dentro, da porta e do coração. Muitas vezes, em nossa cidade, no bairro em que moramos, ou mesmo no condomínio, não temos facilidade para as mudanças, adequações e desejos, mas em casa, sim, tudo se torna mais possível, é mais a sua cara, o seu aconchego, a sua família, o seu eu, o nós de vocês. E mais um ano chega, como sabemos, cheios de nós para desatar, por isso reforço: cuide bem de você, da sua fortaleza, do seu corpo, da sua mente, do seu bolso, afinal, uma vida financeira equilibrada, saudável, permite uma construção mais sólida pra vida, algo longevo, consistente, que certamente te dará mais liberdade e tranquilidade para se posicionar, encarar, viver e se doar ao que gosta, com o que trabalha, com a sua família e, sempre que possível, ao próximo. Sim, isso é bem importante e está longe da soleira da porta de nossa casa, mas tem muitas pessoas, desconhecidas, necessitadas, abandonadas, precisando cada vez mais.

Fico por aqui, deixo a reflexão, o meu abraço e o desejo de que 2022 seja um ano incrível para você, de muito aprendizado, saúde, família, conquistas, realizações, clareza, persistência, dinheiro e de lealdade aos seus (verdadeiros) valores, que vão bem além dos cifrões, vem de dentro e nos levam a lugares inimagináveis.

Até a próxima!