Hermano orienta da melhor forma os clientes que recebem um dinheiro extra

Hermano é gerente de uma instituição financeira e entre as tantas demandas do dia a dia, de vez em quando surgia essa dúvida boa, de clientes com um dinheiro extra, mas sem saber o que fazer, e para isso, mais do que nunca é preciso inteligência. E realmente, situações assim acontecem de vez em quando até com quem frequentemente está com as contas apertadas, Hermano via isso com frequência entre os clientes, seja por um valor do FGTS liberado por alguma razão específica como tem acontecido de vez em quando, seja pelo décimo terceiro, herança, ou valor das férias que caiu na conta, a possibilidade existe e você precisa se antecipar, se organizar para aproveitá-la da melhor maneira.

Mas não basta esperar e contar com essas possibilidades, é importante também criar maneiras de fazer isso acontecer, frequentemente, nas conversas com os clientes Hermano motivava alguns deles, de acordo com o perfil, à procurar gerar uma renda extra, seja pontualmente ou de forma mais frequente. E com isso, mais uma vez, a possibilidade de um dinheiro extra nas mãos, para algumas demandas que cada um deles tem, mas e aí tendo esse dinheiro extra nas mãos, o que fazer?

Hermano percebeu que isso depende muito do momento, da realidade vivida por cada cliente, mas independente da realidade financeira, é fundamental que se use esse dinheiro de forma inteligente, ele repete isso de forma exaustiva, pois frequentemente vê pessoas que podiam ter quitado uma dívida, e terminaram adquirindo outra. Agir com cautela e de forma inteligente pode parecer óbvio, mas essa é a verdade, só parece, pois na prática, em momentos assim, muita gente prioriza atender algumas “demandas reprimidas”, e muitas delas estão longe de ser prioridade, e com isso, o valor extra vai para bem longe.

Hermano fala com frequência de alguns casos que já viu, como o de Larissa, que ao receber R$ 20 mil de herança de uma tia que faleceu, preferiu fazer uma viagem para o exterior do que quitar dois empréstimos que tinha, de valor similar, resultado: continuou com esses empréstimos por mais alguns anos, e na viagem gastou mais do que devia, entrando no cheque especial para pagar o cartão de crédito, e depois terminou fazendo um novo empréstimo para zerar o cheque especial.

Então, o que fazer diante dessa situação? Hermano costuma orientar quem tem dívidas, a aproveitar a oportunidade de tentar quitá-las, renegociar ou quem sabe reduzir o saldo devedor, nesse cenário, tendo um dinheiro extra, no geral, não vale investir esse valor. Ele sempre lembra que cada caso é um caso, tenta entender o do cliente que está à sua frente, e se está falando por exemplo, de um cliente com um financiamento imobiliário, sugere analisar os juros pagos, pois nesse momento, com a selic alta, talvez nem seja mesmo válido amortizar o saldo devedor.

Hermano se sente feliz em poder ajudar, orientar os clientes, toma tempo, faz da sua vida mais corrida, mas ele sente que cumpre o seu papel, pois tem a consciência que infelizmente, no nosso país, educação financeira ainda é um tema do domínio de poucos.

Se o cliente não tem dívidas, tem então a oportunidade de começar ou ampliar a sua reserva de emergência, nesse cenário, isso seria prioridade, Hermano portanto orienta com o olhar nesse sentido, a fazer um investimento de alta liquidez (saque rápido quando necessário) e com rentabilidade de pelo menos 100% do CDI, pode ser um CDB, tesouro selic entre outros produtos por exemplo.

E se o cliente está livre de dívidas e já tem sua reserva de emergência, é o momento de construir / seguir construindo para o longo prazo, Hermano comemora quando vê clientes nessa fase, e nesse momento procura orientar da melhor forma, de acordo com os planos e o perfil do cliente.

Para todos os momentos e perfis, é bastante válido dedicar um tempo para cuidar dos seus investimentos, pensando não só em produtos, mas também na estratégia, aliada aos seus objetivos e perfil, e se não tem estratégia, se preocupe com isso, em ter uma carteira de investimentos diversificada e que te proteja em diferentes cenários econômicos.

A verdade é que existem poucos Hermanos nas instituições financeiras,não só pela dinâmica do cargo, das instituições e por tantos outros motivos, porém, existem profissionais que podem ajudar nesse sentido, não deixe de procurar orientação e um acompanhamento adequado ao que você deseja, pois cuidar da sua saúde financeira é também muito importante para o hoje e para o amanhã, procure se informar, ter mais conhecimento, assim, dificilmente você se arrependerá.

Abraço e até a proxima!