Quer fazer uma viagem internacional, ir para a Copa de 2026? Aqui vão as dicas para que você se organize

E com o fim da pandemia, as fronteiras abertas e sem maiores restrições, muitas pessoas voltaram a viajar. Tantas outras a sonhar, e a Copa do mundo de 2026 já passa na cabeça de muitas famílias, amigos e mais. Mas como se organizar para realizar esse sonho?

Tenho sido abordado por pessoas que querem saber a melhor maneira de poupar, de se organizar para ir para a próxima Copa. Sim, existe a possibilidade de juntar dinheiro mês a mês num determinado investimento, ou como a copa será apenas em 2026, dá até para diversificar um pouco, com o foco nesse objetivo.

Mas tem uma dúvida que trago aqui a resposta e que serve tanto para quem quer fazer uma viagem no fim do ano, tanto para algum período mais adiante. Se você se planejar da melhor forma, tem tudo para tirar os sonhos da sua imaginação e torná-los realidade.

E essa dúvida segue sendo bastante comum, tem sido recorrente e sempre tem amigos, familiares, clientes e pessoas através das redes sociais perguntando, que é em relação à compra de moeda estrangeira. Qual a melhor hora de comprar? Espero baixar um pouco? É uma boa estratégia?

Na verdade, não temos como prever se o dólar vai cair ou subir, se o euro vai seguir a mesma linha. Nenhum economista, funcionário da casa de câmbio e nem eu, como Personal Financeiro, posso te assegurar isso. Mas é importante entendermos alguns fatores que influenciam na oscilação da moeda.

O câmbio flutuante é um dos fatores que interfere. No Brasil, o Governo não tem influência, ele não determina o valor da moeda. Esse câmbio varia muito mais de acordo com a oferta e demanda, com a procura da moeda no país. O Governo pode atuar de forma direta por meio de leilões de compra e venda da moeda, de acordo com os interesses, com o Banco Central e políticas econômicas.

As crises financeiras internas e externas impactam diretamente na oscilação da moeda. O Brasil, como país emergente, é muito sensível a todo e qualquer reflexo do que acontece dentro e fora dele.

Os temperos em nosso país são variados, o cenário político, que naturalmente influencia nos fatos, na economia e na moeda, os juros, a inflação no Brasil, e também nos EUA, também são ingredientes para a volatilidade, isto é, oscilação no valor das moedas.

Vemos, então, que termina sendo importante se planejar, isso sim, é sempre fundamental para quem quer comprar moeda estrangeira e viajar.

Agora, vou partir para algumas dicas práticas que você deve observar na hora da sua compra, tanto para dólar ou euro:

  1. Pesquise e faça a cotação da moeda em pelo menos três casas de câmbio;
  2. Considere também os bancos digitais com contas globais e os bancos digitais internacionais para essa cotação;
  3. Se vai viajar com um grupo de amigos, uma possibilidade, é juntar o valor que cada um vai comprar para que tenham mais poder de barganha e NEGOCIEM no volume da moeda a ser comprada;

E a seguir, vai a dica mais preciosa, e na minha visão, melhor do que investir em produtos financeiros pensando na realização de uma viagem, como a da Copa do mundo de 2026, por exemplo:

  • Compre a moeda aos poucos, uma quantia a cada mês até a data da viagem. Para isso, faça essa pesquisa, o orçamento da viagem, e divida o valor total que pretende comprar pelo número de meses, e compre mais ou menos a mesma média mês a mês. Como o cenário é volátil, você garante a compra pelo valor médio da moeda.

Imagine que você não comprou nos últimos meses porque estava caro, e hoje baixou bastante e aí você decide comprar tudo de uma vez, e na próxima semana o preço cai mais, no outro mês ainda mais. Certamente, a sensação não será das melhores. Da mesma forma, imagine que você não comprou hoje porque estava achando o valor do dólar alto, e na outra semana aumentou mais, aí você resolveu esperar mais uma semana, um mês e o valor segue aumentando.

Por isso, reforço: a dica 4 logo acima é bem eficaz e te força a ter a disciplina de comprar e já ir juntando no mês a mês. Todas essas dicas servem não só para o momento em que vivemos, se planejem, corram atrás e boa viagem!

Ah! Não deixe de começar a pesquisar as passagens com pelo menos 12 meses antes, no caso da Copa, também a hospedagem. E atenção ao calendário dos jogos, assim como é importante receber as notificações da FIFA, em relação à venda de ingressos e mais.

Abraço e até a próxima!!!

Leandro Trajano

@ personalfinanceiro