Se prepare: vem aí a Copa, o 13º, a Black Friday, o Natal & 2023

Mais um fim de ano batendo à porta: cidades iluminadas, shoppings decorados para o período natalino, o bom velhinho já recebendo as crianças. Junto com tudo isso, é tempo de reflexão, de avaliar como foi o ano e se preparar para a chegada do próximo. Aguça também a vontade de confraternizar, comprar presentes para si e para amigos e familiares. Para completar, além da Black Friday e Natal, esse ano tem Copa do Mundo, as últimas semanas de 2022 prometem!

É isso: o comércio está agitado! Muitos ainda procurando tirar o atraso e equilibrar o peso que a pandemia trouxe e ao mesmo tempo o desejo de deixar isso no passado. Mas, e a sua cabeça, como fica diante de tanto movimento? E o seu bolso consegue acompanhar todo esse ritmo? Para quem conseguiu se planejar ao longo do ano, agora é hora de curtir, se divertir e aproveitar as reais oportunidades da Black Friday. Me refiro às reais oportunidades aos serviços e produtos que você PRECISA por um preço realmente baixo. Não vale a pena sair gastando de forma impensada, cautela e pé no chão são sempre bons caminhos.

Na mesma linha de cautela, e fazer acontecer dentro de seu momento e possibilidades, pode se considerar para os amigos secretos, lembrancinhas de Natal e confraternizações. Todos esses momentos em família e na presença dos amigos são preciosos e especiais, mas se complicar financeiramente para poder participar de tudo isso, talvez, não valha a pena. Reflita bem para evitar fechar o ano de forma financeiramente pesada e, com isso, já comprometer 2023. Por isso, manter os pés no chão ajuda a fazer escolhas mais assertivas.

Pelo o que vejo no meu dia a dia, imerso na vida financeira de tanta gente, infelizmente, ainda é “benefício” de poucos se planejar para ficar tranquilo nesse período do ano. Para a maioria, que tem o orçamento mais apertado, é hora mesmo de refletir, e realmente fazer escolhas equilibradas e otimizar as celebrações. Cuidado especial no uso do cartão de crédito é muito importante, não custa lembrar. Em momentos como esse, ele pode parecer ser um bom amigo, mas ao longo dos meses e com as compras parceladas acumuladas, se torna o principal vilão para um endividamento. E não acredito que você queira desde já jogar várias parcelas para o ano de 2023,não é mesmo?

Percebe que aqui falo muito mais de mentalidade, escolhas, comportamento do que números? Não é em vão: educação é baseada em hábitos. Não importa o quanto você ganha, o que vale mesmo é a forma como você gere o seu dinheiro, as escolhas que faz no dia a dia. Com isso, não quero dizer que ganhar mais não é importante, é sim, mas se seus hábitos detonam seu dinheiro, isso termina acontecendo na mesma proporção, independente de quanto você ganha. 

Para que o ano novo que se aproxima seja de uma vida financeira próspera, eu recomendo que você invista em conhecimento. Mas não espere virar o ano, sei que tem um apelo para que depois da virada a gente faça diferente. Mas que tal fazer diferente agora? Comece já! Reflita bem antes de fazer as compras na esperada Black Friday, assim como no período natalino, pois muita gente termina deixando uma parcela do décimo terceiro para cada um deles no fim de ano. Tenha paciência, faça pesquisa de preço e tome decisões que te levem pro caminho da realização dos seus objetivos. Não aja por impulso nas compras, mas tome, sim, impulso para partir rumo aos seus sonhos.