Não conte com a sorte para voar alto!

Os anos avançam, os planos se ajustam e todos seguem correndo atrás de suas conquistas. Certamente, você já disse ou escutou alguém dizer que “a esperança é a última que morre”. Mas você também age dessa forma? É uma crença que nos leva a acreditar, e até mesmo esperar, que algo que queremos muito, o impossível ou algo com possibilidade remota aconteça, por isso tantas pessoas jogam em loterias e outros jogos de azar.

Cada vez mais, vemos uma legião de pessoas, que vem caindo em golpes e pirâmides financeiras, que normalmente trazem oportunidades de retorno fácil, rápido, acima da média racional e de forma que não requer muito trabalho. Isso evidencia a falta de educação financeira, de conhecimento em relação aos investimentos, o que é possível, viável, real ou não.

E muitos desses não se apegam a possibilidades bem mais realistas para o dia a dia porque maior parte destas oportunidades dão trabalho, exigem tempo, dedicação, sem garantia de que vai dar certo. Falo aqui de estudar horas e horas, durante meses ou anos para passar num concurso público, por exemplo. Ou quem sabe largar o emprego para empreender em algo que gosta e acredita, mas que, naturalmente, não dá garantias, certeza alguma de que o negócio vai fluir bem.

E isso é fundamental para quem quer fazer algo diferente, estar fora de sua zona de conforto, acreditar, tentar, mas não em vão, pensando, planejando, tendo, sim, pensamento positivo e muita atitude. Estar preparado para adversidades negativas também é importante, afinal tudo isso faz parte do processo e da luta, da busca por quem procura mudança de ares em relação ao que vive, não é mesmo?

Por fim, apresento uma ferramenta superinteressante que gosto divulgar, e ela tem como objetivo te dar uma análise, um feedback de como está a sua saúde financeira. Foi lançado há cerca de dois anos pela FEBRABAN (Federação Brasileira de Bancos), o ISFB (Índice de Saúde Financeira do Brasileiro), e tem como ideia central fazer um diagnóstico da saúde e bem-estar financeiros, apontando o que você precisa fazer para melhorá-los. Com as informações de idade e realidade vivida, o ISFB consegue fazer um paralelo em relação a pessoas de perfil similar.

Você pode acessá-lo pelo https://indice.febraban.org.br/

Uma coisa é mais que certa para a nossa vida, não basta fazer a fezinha e pedir sorte, tampouco empreender e ter seu negócio ou passar num concurso e ter um emprego público garante nada. É preciso cuidar das finanças, se organizar da melhor forma dentro da sua realidade, gastando de forma consciente, se planejando, poupando mês a mês e, claro, investir o que poupa da melhor maneira, coerente ao seu perfil e aos seus planos.

Então, não perca tempo, mas dedique parte dele para cuidar das suas finanças,  de olho nos próximos passos e conquistas! Para isso, não posso deixar de indicar o meu livro O VERDADEIRO CA$H, recém-lançado, e que você encontra nas melhores livrarias, além de sites. Para facilitar, deixo aqui o link direto da Amazon: https://amzn.to/3yWl8y8, que você encontra também no meu Instagram @personalfinanceiro.

Sem dúvidas, o primeiro passo será de impacto com essa leitura que serve de base para você voar alto.

Abraço e até a próxima!