IPVA e IPTU 2023, pagar parcelado ou parcela única?

Nessa época do ano, muitos se perguntam: vale a pena ou não pagar o IPVA e IPTU à vista? Em Pernambuco, por exemplo, o IPVA pode ser pago em até três parcelas sem desconto. Já se for pago em parcela única, proporciona um desconto de 7%, o que é, sim, bastante interessante para quem pode pagar sem se descapitalizar para isso, ou seja, sem tirar dinheiro de uma reserva de emergência ou até pegar empréstimo, como tem quem chega a cogitar fazer e não faz sentido.

Vale a pena, pois não tem investimento que renda isso nos três meses em que seriam pagas as três parcelas do IPVA.

Quanto ao IPTU, tomando como exemplo Recife, também é interessante a possibilidade de pagar a parcela única, e com isso ter o desconto final de 10%. Claro, assim como foi indicado acima, de forma que não se descapitalize, pois além da questão, do desconto financeiro, também se tem a dinâmica mais simples no mês a mês, sem sentir o peso do pagamento durante boa parte do ano.

Como costumo divulgar e trouxe aqui em novembro, para quem é do Recife (e isso também existe em outras cidades, vale pesquisar na sua), tem a possibilidade do desconto com a inserção do CPF nas Notas Fiscais de serviço e o crédito que ele gera, e com isso traz o benefício fiscal ano a ano para ser vinculado ao sequencial do imóvel. Observe, então, que existem diferentes formas de pagar menos no IPTU, essa dica do CPF na nota você encontra de forma detalhada nos destaques do meu Instagram @personalfinanceiro ou no meu canal do YouTube Leandro Trajano.

Naturalmente, quem não está com as contas em dia, e o orçamento apertado, não resta outra opção, é pagar parcelado no mês a mês.

Outra maneira que pode ser bem aproveitada e iniciada desde já, com o foco em 2024, é o provisionamento mês a mês do valor, a fim de quando chegar o momento de pagar, ter a reserva para esta finalidade construída ao longo do ano.

Isso é o que fizemos em família para o pagamento do IPVA e IPTU 2023, os quais já temos o valor provisionado, feito ao longo de 2022, para o pagamento que será nas próximas semanas. Essa quantia, construímos com o Desafio das 52 Semanas, nível 2, e você pode saber mais sobre a dinâmica e execução dele no www.desafiodas52semanas.com.br. Não deixe para depois, comece já, como uma forma de ajudar com essas contas no começo do próximo ano.

Como costumo dizer, a criatividade e a disciplina são essenciais na hora de poupar e trazer mais tranquilidade.

Abraço e até a próxima!